Iniesta sobre Rubiales: "Está a prejudicar a imagem do país"
Andrés Iniesta é uma das grandes figuras que decidiu intervir publicamente para dar a sua opinião sobre a atitude de Luis Rubiales em Sydney, onde protagonizou imagens que envergonharam o país: desde agarrar nos testículos no camarote ao lado da rainha Letizia e da infanta Sofia até um beijo sem consentimento a Jenni Hermoso. Longe de pedir desculpa, à exceção de um vídeo um pouco improvisado a partir de Doha, no regresso, ofereceu uma nova versão do que aconteceu durante a Assembleia Geral Extraordinária e atacou diferentes políticos que, segundo ele, advogam um "falso feminismo" e contribuíram para este "assassinato social".
"Depois do que aconteceu esta semana, gostaria de transmitir a minha tristeza, como pessoa, como pai de três filhas, como marido e como futebolista, pelos acontecimentos que estamos a viver no nosso futebol e em torno da seleção espanhola feminina", explicou o antigo jogador do Barcelona no início do texto. Pouco a pouco, parágrafo a parágrafo, linha a linha, foi subindo o tom e começou a centrar a sua mensagem em Rubiales.
"Acredito que não podemos tolerar ações como a que vimos, que mancharam um marco tão importante como a conquista de um Campeonato do Mundo. Não consigo imaginar a sensação que todas as jogadoras da seleção devem estar a sentir neste momento, ao verem que não se fala do grande torneio que fizeram e do fantástico futebol que nos mostraram. É uma pena que uma história bonita, que tantas jogadoras construíram ao longo de tantos anos, tenha sido manchada", continuou.
Depois, na parte final, atacou diretamente Rubiales, sem mencionar o seu nome (nem o de Jenni), com palavras contundentes que não deixam margem para dúvidas: "Em vez disso, tivemos de suportar um presidente que se agarrou à sua posição, que não admitiu que o seu comportamento foi inaceitável e que está a prejudicar a imagem do nosso país e do nosso futebol em todo o mundo".