Jorge Vilda: "Mostrámos que sabemos sofrer, somos campeões do mundo"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jorge Vilda: "Mostrámos que sabemos sofrer, somos campeões do mundo"

Atualizado
Jorge Vilda, selecionador de Espanha, campeão do Mundo
Jorge Vilda, selecionador de Espanha, campeão do MundoAFP
O selecionador feminino espanhol, Jorge Vilda, não escondeu o orgulho com a conquista do Campeonato do Munfo Feminino, após a vitória apertada da Espanha sobre a Inglaterra, na final deste domingo, com um golo de Olga Carmona.

Jorge Vilda superou durante um ano as duras críticas da imprensa. Mudou a tática de Espanha depois de sofrer uma humilhante goleada de 0-4 do Japão e, este domingo, depois de um torneio perfeito, é campeão do mundo.

Do banco de suplentes, celebrou a vitória da Espanha sobre a Inglaterra por 1-0, com um golo de Olga Carmona.

De poucas palavras, emocionado e calmo, Vilda, com um sorriso de orelha a orelha, falou aos microfones da RTVE no final do jogo contra a Inglaterra. As suas primeiras palavras foram, naturalmente, para o grupo de jogadoras que alcançou uma vitória histórica.

"Sinto uma alegria imensa. Estou muito orgulhoso desta equipa. Muito feliz pelas pessoas que nos estão a ver. Mostrámos que sabemos sofrer, que sabemos ganhar. Somos campeões do mundo", afirmou.

Depois, o jornalista perguntou a Vilda sobre a sua frase "agora temos de levar a Espanha para a rua". Com a vitória, o treinador respondeu: "Agora só falta festejar. Que festejem! Não sei quando vai acabar! Parabéns!"

Olga revela a dedicação do seu objetivo

Olga Carmona (23), a capitã, figura de proa e referência do balneário da seleção espanhola, deu à "La Roja" a sua primeira estrela feminina. A jogadora do Real Madrid marcou um golo que mudou o rumo do jogo. A Inglaterra, que tinha optado por um posicionamento defensivo, não conseguiu travar o remate do lateral, que mais tarde levantou a Taça do Mundo.

Carmona, aliás, revelou a sua dedicação pelo golo. "Esta vitória vai para a mãe de uma das minhas melhores amigas que faleceu recentemente. Festejei o golo com a camisola dela. Dedico o golo à família", disse.

Penálti perdido e lágrimas de alegria

Poucas pessoas se dão ao luxo de falhar um penálti na final do Campeonato do Mundo e depois chorar de alegria. Jenni Hermoso é uma delas. A jogadora espanhola falhou um penálti contra a Inglaterra, mas mesmo assim celebrou em grande estilo o triunfo da Roja no Campeonato do Mundo Feminino.

"Há muitos dias que estávamos a tentar imaginar, mas... somos campeãs do mundo! É a melhor sensação da minha vida. Jogámos futebol como queríamos e nem sequer nos apercebemos do que conseguimos", disse, entre lágrimas.