Momento Flash da semana: O primeiro golo de Portugal no Mundial feminino
Portugal despediu-se do Campeonato do Mundo Feminino após um empate frente aos Estados Unidos (0-0), num jogo em que a turma de Francisco Neto deu uma boa réplica perante as bicampeãs mundiais (2015 e 2019), mas na memória e para a história ficam o primeiro golo e primeira vitória da equipa das quinas na maior prova de seleções do planeta.
Telma Encarnação, de 21 anos, foi a única jogadora a competir fora da esfera dos três denominados grandes da Liga BPI (Sporting, Benfica e SC Braga) a receber um bilhete para o Mundial da Austrália e Nova Zelândia e correspondeu às expectativas. A jovem avançada do Marítimo inscreveu o seu nome na história do futebol português ao apontar o primeiro golo de Portugal numa fase final de um Mundial, no triunfo histórico sobre o Vietname (2-0).
Ainda alguns espetadores se estavam a sentar nas bancadas do estádio Waikato, em Wellington, quando Lúcia Alves ganhou espaço no flanco direito e tirou um bom cruzamento para entrada felina da madeirense que, de primeira, antecipou-se à defesa e rematou perante a impotência da guardiã vietnemita, lançando a festa no banco dos suplentes e nas casas de 10 milhões de portugueses.
Distinguida com o prémio de melhor jogadora da Liga BPI em 2021, após uma campanha extraordinária ao serviço do emblema insular, para onde se mudou por volta dos 14-15 anos, Telma é uma avançada pura, sempre de olhos postos na baliza contrária, e com uma disponibilidade física acima da média, que a distinguem no campeonato português.
São já 67 golos em 96 partidas realizadas com a camisola do Marítimo, com quem lutou pela manutenção em 2022/23, e seis remates certeiros em 26 internacionalizações ao serviço da Seleção Nacional.
Um nome que está já na história e que promete bater outros recordes, quem sabe seguindo as pisadas do seu conterrâneo Cristiano Ronaldo, também ele madeirense e figura maior da seleção masculina.