Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Momento Flash da semana: O primeiro golo de Portugal no Mundial feminino

Rodrigo Coimbra
Telma Encarnação marcou o primeiro golo de Portugal num Mundial
Telma Encarnação marcou o primeiro golo de Portugal num MundialAFP/Flashscore
Todos os dias há belos momentos no desporto nacional, mas há destaques e destaques. Nesta nova rubrica, o Flashscore traz-lhe o melhor momento da semana, focando-se maioritariamente - mas não exclusivamente - no futebol português. Entre golos, defesas, cortes ou simplesmente um gesto, vai poder ver aqui o que realmente importa: o jogo bonito.

Portugal despediu-se do Campeonato do Mundo Feminino após um empate frente aos Estados Unidos (0-0), num jogo em que a turma de Francisco Neto deu uma boa réplica perante as bicampeãs mundiais (2015 e 2019), mas na memória e para a história ficam o primeiro golo e primeira vitória da equipa das quinas na maior prova de seleções do planeta.

Telma Encarnação, de 21 anos, foi a única jogadora a competir fora da esfera dos três denominados grandes  da Liga BPI (Sporting, Benfica e SC Braga) a receber um bilhete para o Mundial da Austrália e Nova Zelândia e correspondeu às expectativas. A jovem avançada do Marítimo inscreveu o seu nome na história do futebol português ao apontar o primeiro golo de Portugal numa fase final de um Mundial, no triunfo histórico sobre o Vietname (2-0).

Ainda alguns espetadores se estavam a sentar nas bancadas do estádio Waikato, em Wellington, quando Lúcia Alves ganhou espaço no flanco direito e tirou um bom cruzamento para entrada felina da madeirense que, de primeira, antecipou-se à defesa e rematou perante a impotência da guardiã vietnemita, lançando a festa no banco dos suplentes e nas casas de 10 milhões de portugueses. 

Distinguida com o prémio de melhor jogadora da Liga BPI em 2021, após uma campanha extraordinária ao serviço do emblema insular, para onde se mudou por volta dos 14-15 anos, Telma é uma avançada pura, sempre de olhos postos na baliza contrária, e com uma disponibilidade física acima da média, que a distinguem no campeonato português.

São já 67 golos em 96 partidas realizadas com a camisola do Marítimo, com quem lutou pela manutenção em 2022/23, e seis remates certeiros em 26 internacionalizações ao serviço da Seleção Nacional.

As palavras da capitã do Marítimo sobre Telma
As palavras da capitã do Marítimo sobre TelmaFlashscore

Um nome que está já na história e que promete bater outros recordes, quem sabe seguindo as pisadas do seu conterrâneo Cristiano Ronaldo, também ele madeirense e figura maior da seleção masculina.