Mundial-2023: Inglaterra e Espanha à procura de fazer história

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial-2023: Inglaterra e Espanha à procura de fazer história

A Austrália vai acolher a final
A Austrália vai acolher a finalAFP
A final do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, que se realiza este domingo em Sydney, vai ficar para a história. Inglaterra e Espanha procuravam vencer o título pela primeira vez.

O jogo tem início às 11:00, perante um público previsto de cerca de 75 000 espectadores no Stadium Australia, em Sydney. Será o último ato de um torneio cheio de surpresas, que começou há um mês com 32 equipas, o que faz dele o maior Campeonato do Mundo Feminino de sempre.

Acompanhe a partida no Flashscore

Agora, as duas últimas seleções estão entre as melhores e a final está muito próxima. Nenhuma destas equipas chegou tão longe antes.

A última vez que as duas selecções se defrontaram foi no Campeonato da Europa, no verão passado, quando a anfitriã Inglaterra conseguiu passar às meias-finais por 2-1 no prolongamento e levantar o troféu.

Os últimos encontros entre as duas seleções
Os últimos encontros entre as duas seleçõesFlashscore

A treinadora Sarina Wiegman e a defesa Millie Bright disseram que estavam a tentar encarar a partida como apenas mais um jogo, mas a capitã admitiu que não havia como fugir da grandiosidade da ocasião.

A imprensa britânica está cheia de referências a 1966 - quando o país venceu o Mundial masculino pela primeira e única vez.

"Sabemos o quanto a nossa nação é apaixonada no nosso país e o quanto eles querem que ganhemos", disse Bright no sábado: "Mas para nós há um processo, temos um plano de jogo para executar e precisamos de jogar o jogo das nossas vidas."

A atacante Lauren James, do Chelsea, está de volta após dois jogos de suspensão por ter pisado em uma adversária na vitória por penáltis sobre a Nigéria nas oitavas-de-final. Seria uma surpresa, no entanto, se Wiegman fizesse alguma alteração na equipa que venceu a Colômbia por 2-1 e depois eliminou a anfitriã Austrália na semifinal.

Os resultados de Inglaterra
Os resultados de InglaterraFlashscore

"Próxima pergunta"

A Inglaterra foi implacável e metódica ao chegar à final, especialmente ao silenciar os adeptos da casa na vitória por 3-1 sobre a Austrália. A Espanha é mais habilidosa e muitas vezes submeteu os seus adversários a trocas de bolas prolongadas, além de ter um toque ofensivo.

A Inglaterra está invicta no torneio, mas um ponto negativo para a equipa de Jorge Vilda foi a goleada de 0-4 sofrida diante de uma equipa japonesa que bateu a Espanha no contra-ataque na fase de grupos. A Espanha nunca tinha ganho um jogo a eliminar no Campeonato do Mundo até esta edição e as suas façanhas são ainda mais impressionantes devido à turbulência que ameaçou arruinar as suas hipóteses.

Os resultados de Espanha no Mundial
Os resultados de Espanha no MundialFlashscore

Em setembro do ano passado, 15 jogadoras, muitos delas do poderoso Barcelona, disseram que já não queriam representar o seu país. As queixas eram muitas, mas o principal problema era com Vilda: o rigor, a falta de sucesso, as tácticas e os métodos.

Três das 15 jogadoras amotinadas regressaram ao Campeonato do Mundo e uma delas, Aitana Bonmatí, do Barcelona, tem sido uma das melhores jogadoras do torneio.

Vilda foi repetidamente questionado pelos jornalistas durante o Campeonato do Mundo sobre os jogadores que faltavam e uma vez foi questionado se os que levou para a Austrália e Nova Zelândia gostavam dele.

Na véspera da final, parecia estar farto desse tipo de perguntas, respondendo: "Próxima pergunta, por favor".

Foi mais direto sobre o espírito das suas jogadores, dizendo que estavam "unidas".

"As sessões de treino, os jogos, tudo o que aconteceu lá fora foi extraordinário. Elas terão memórias para o resto de suas vidas", asseverou.