Mundial feminino: Portugal viajou, chegou e foi logo treinar
Num dos relvados do Saint Kentigern College, em Auckland, as comandadas de Francisco Neto cumpriram um treino aberto de cerca de uma hora, durante a qual o técnico luso foi ‘desculpando’ algumas incidências, atribuindo-as ao ‘jet leg’.
Depois de uma conversa no centro do relvado, pelas 15:30 (04:30 em Lisboa), com algum frio e um vento muito desagradável, as três guarda-redes foram fazer trabalho específico, separando-se das jogadoras de campo.
Passados alguns minutos, as futebolistas lusas estiveram a treinar jogadas ofensivas, já com as guarda-redes integradas e com Francisco Neto a pedir boas finalizações e golos.
Das 23 eleitas para disputar o Mundial-2023, que se realiza na Austrália e na Nova Zelândia, Fátima Pinto e Sílvia Rebelo treinaram à parte, bem como Kika Nazareth, que se lesionou no penúltimo jogo de preparação, em Inglaterra (0-0, em 01 de julho).
"Estamos ansiosas para que comece o Mundial"
A seleção lusa cumpriu o primeiro treino em Auckland, onde chegou pelas 10:15 locais (23:15 de terça-feira, em Lisboa), depois de uma longa viagem desde Lisboa.
“Estamos ansiosas para que comece o Mundial. Temos no grupo a campeã e a vice-campeã mundial, mas, se chegarmos ao fim de cada jogo com o sentimento de que demos tudo, certamente que deixaremos os portugueses orgulhosos”, disse Ana Borges, à chegada.
A comitiva lusa deixou a capital portuguesa pelas 21:15 de segunda-feira e, depois de um voo de quase oito horas, chegou ao às 08:00 locais (05:00 em Lisboa) ao Dubai, onde fez escala rumo a Auckland.
Devido a problemas logísticos, o avião rumo à Nova Zelândia saiu, depois, com cerca de uma hora de atraso, pelas 11:00 locais (08:00 em Lisboa).
Seguiram-se, então, mais de 15 horas de viagem até Auckland, onde a formação das ‘quinas’ tem instalado o seu ‘quartel general’ na primeira fase do Mundial de 2023, no qual será estreante.
A seleção portuguesa feminina de futebol vai disputar pela primeira vez o Mundial, tendo sido sorteada no Grupo E, juntamente com os Estados Unidos, campeões em título, os País Baixos, ‘vices’, e o também estreante Vietname.
O ‘onze’ de Francisco Neto tem estreia marcada para dentro de 11 dias, em Dunedin, onde defrontará a formação neerlandesa a partir das 19:30 locais (08:30 em Lisboa).