Mundial feminino: Telma Encarnação faz história na Nova Zelândia ao serviço de Portugal
As principais incidências da partida
No Waikato Stadium, que tinha sido palco da qualificação lusa, em 22 de fevereiro, face aos Camarões (2-1), a jogadora do Marítimo, de 21 anos, marcou aos sete minutos, à boca da baliza, de pé direito, depois de uma assistência de Lúcia Alves.
Em fase finais, a avançada portuguesa, que somou o seu sexto golo à 25.ª internacionalização ‘AA’, apontou também o oitavo tento luso, depois de sete em Europeus.
Carolina Mendes, do SC Braga, marcou o primeiro golo de sempre de Portugal em fase finais, no Europeu de 2017, em 23 de julho, em Roterdão, num triunfo por 2-1 sobre a Escócia, e, na mesma edição, faturou também à Inglaterra (1-2), sendo a única jogadora lusa com dois tentos.
Ana Leite apontou o outro tento luso no Euro-2017, no triunfo face as escocesas, enquanto, no Euro-2022, marcaram Diana Gomes e Jéssica Silva, à Suíça (2-2), e Carole Costa, de penálti, e Diana Silva, na derrota por 3-2 com os Países Baixos.
Depois do desaire com os Países Baixos (0-1 no domingo, em Dunedin), Portugal cumpre hoje face ao Vietname o segundo encontro no Grupo E do Mundial-2023, que se realiza na Austrália e Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.
Para continuarem na corrida aos ‘oitavos’, prémio para as duas primeiras colocadas de cada grupo, as comandadas de Francisco Neto precisam de bater as asiáticas, num embate entre estreantes.