Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nova Zelândia anuncia convocadas para o Mundial feminino: "Sei o que significa para elas"

Jitka Klimkova, treinadora da Nova Zelândia
Jitka Klimkova, treinadora da Nova ZelândiaProfimedia
A treinadora da Nova Zelândia, Jitka Klimkova, afirmou que a seleção neozelandesa vai lutar para orgulhar o país no Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, que vai ser organizado em conjunto com a Austrália.

As 23 jogadoras seleccionadas receberam as camisolas das mãos de antigas jogadoras, amigos e familiares numa cerimónia realizada no Eden Park, onde a Nova Zelândia disputará o primeiro jogo do torneio contra a Noruega, campeã de 1995, a 20 de julho.

A defesa Ali Riley, que esteve ausente por motivos de trabalho nos Estados Unidos, vai liderar a equipa, juntamente com a média Ria Percival, que lutou para recuperar de uma grave lesão no joelho e integrar o plantel.

As ambições da Nova Zelândia no torneio são modestas, incluindo a obtenção da primeira vitória em seis edições do maior evento do futebol feminino, mas Klimkova disse que o esforço não será pequeno.

"Sei o que significa para elas vestir a camisola e elas vão lutar", assegurou a checa.

"Elas vão lutar pelo país, vão lutar pela Nova Zelândia, querem deixar o país orgulhoso», sustentou.

Os destaques (e ausência) da Nova Zelândia

Milly Clegg, a avançada de 17 anos que fez a sua estreia em abril, continuou a sua rápida ascensão com a inclusão da Nova Zelândia no ataque, depois de não ter marcado em seis dos seus últimos sete jogos.

Annalie Longo é outra média que teve de lutar para recuperar de uma lesão no joelho e chegar à seleção, enquanto a central Rebekah Stott teve o caminho mais difícil até ao Mundial depois de ter sido diagnosticada com linfoma de Hodgkin em 2021.

O treinador da equipa masculina de râguebi da Nova Zelândia, Ian Foster, e a sua mulher estiveram presentes para oferecer a camisola à sua filha Michaela Foster, que joga na defesa.

Stott regressa após luta contra o cancro
Stott regressa após luta contra o cancroNZ_Football Twitter

A ausência mais notória foi a da experiente defesa Meikayla Moore, que é uma das três jogadoras presentes na lista de reservas. 

Antes do início do Campeonato do Mundo, a seleção neozelandesa tem mais um particular contra o Vietname, em Napier, no dia 10 de julho, onde vão tentar quebrar uma série de 10 jogos sem vitória.

"Esta equipa está sempre à procura do que podemos aprender, como podemos crescer juntos, não importa o resultado", assinalou Klimkova.

"Trabalhámos arduamente para nos certificarmos de que estamos prontos para a nossa fantástica oportunidade", rematou.

Os próximos jogos da Nova Zelândia
Os próximos jogos da Nova ZelândiaFlashscore

Convocatória da Nova Zelândia

Guarda-redes: Victoria Esson, Anna Leat e Erin Nayler;

Defesas: Liz Anton, CJ Bott, Katie Bowen, Claudia Bunge, Michaela Foster, Ali Riley, Rebekah Stott e Daisy Cleverley;

Meio-campistas: Olivia Chance, Betsy Hassett, Annalie Longo, Ria Percival e Malia Steinmetz;

Atacantes: Milly Clegg, Jacqui Hand, Grace Jale, Hannah Wilkinson, Gabi Rennie, Indiah-Paige Riley e Paige Satchell.