Selecionador da Austrália esconde o jogo sobre disponibilidade de Sam Kerr
Acompanhe o Canadá-Austrália no Flashscore
A avançada do Chelsea perdeu os dois primeiros jogos da Austrália com uma lesão na coxa, mas declarou-se disponível para o confronto decisivo em Melbourne, na segunda-feira, que as australianas precisam vencer para garantir uma vaga nos oitavos de final.
Gustavsson disse que se reuniria com a equipa médica ainda no domingo, antes de mais testes a Kerr, agendados para segunda-feira.
"Todos os envolvidos no desporto sabem que, com lesões na barriga da perna, uma coisa é estar disponível, mas também há riscos quando se regressa de uma lesão muscular. Por isso, temos de ponderar quantos minutos ela está disponível e quais são os riscos se chegarmos aos play-offs. Por isso, há muito para discutir e provavelmente só saberemos como o vamos utilizar quando entrarmos no estádio amanhã", considerou.
As Matildas passaram pela Irlanda (1-0) antes de sofrerem uma incrível derrota com a Nigéria (3-2), o que significa que elas precisam vencer o Canadá, campeão olímpico de Tóquio, para se manterem vivas, e o regresso de Kerr seria um grande impulso.
A substituta de Kerr na estreia contra as irlandesas, Mary Fowler, também não participou da derrota para a Nigéria devido a uma concussão, e a decisão sobre ela também será deixada para o final.
"A Mary treinou completamente hoje, mas precisamos avaliar novamente hoje à noite como ela se sente, porque é uma lesão na cabeça", disse o técnico.
As ambições do Canadá
A treinadora canadiana Bev Priestman pediu à sua equipa que fosse corajosa contra a Austrália e que pusesse de lado qualquer ruído em torno de Kerr.
"Há muita coisa em torno do que pode acontecer à nossa frente, mas, em última análise, conheço esta equipa e, se aparecermos, podemos conquistar três pontos. O foco é sermos corajosos e fazermos o que sabemos e bem feito", disse.
Embora o destino de Kerr tenha dominado as manchetes na Austrália, Priestman insistiu que isso não afetou os preparativos do Canadá.
"Falamos sobre o que é preciso para vencer a Austrália, porque a Austrália não é apenas Sam Kerr. Quero conquistar três pontos, é só nisso que estou concentrada, para seguir em frente e ir para o próximo jogo. Se isso significa que eliminamos os anfitriões, então eliminamos os anfitriões", anotou.
Mesmo que o Canadá perca, não será necessariamente o fim do caminho. Mas o Canadá precisará que a Irlanda vença a Nigéria, já que a diferença de golos será um fator a ter em conta.