Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um pesadelo chamado Estados Unidos: Portugal soma dez derrotas e 0-39 em golos

LUSA e Rodrigo Coimbra
Portugal nunca venceu os Estados Unidos
Portugal nunca venceu os Estados UnidosAFP
A seleção portuguesa feminina de futebol perdeu os dez jogos face aos Estados Unidos, formação à qual não conta, sequer, um golo, em vésperas de um jogo que precisa de vencer para chegar aos oitavos do Mundial-2023.

Acompanhe o Portugal-Estados Unidos no Flashscore

No total dos dez embates, de 1994 a 2021, as norte-americanas ostentam um saldo de 39-0 em golos, sendo que todos os encontros foram de caráter particular.

As atuais bicampeãs mundiais em título marcam a Portugal uma média de quase quatro tentos por encontro (3,9) e têm como melhores registos duas goleadas por 7-0, em 1991, em Sanford, nos Estados Unidos, e em 2000, em Montechoro, na Algarve Cup.

Os principais destaques dos Estados Unidos
Os principais destaques dos Estados UnidosFlashscore

Sob o comando de Francisco Neto, à frente da formação das ‘quinas’ em 2014, Portugal conseguiu os dois primeiros desaires pela margem mínima.

Na estreia face às norte-americanas, a seleção portuguesa caiu por 1-0 no Estoril, em 08 de novembro de 2018, num embate em que alinharam Patrícia Morais, Carole Costa, Sílvia Rebelo, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Jéssica Silva, Diana Silva, Carolina Mendes, Fátima Pinto e Andreia Norton.

Um golo de Jessica McDonald, aos 42 minutos, decidiu o embate a favor das norte-americanas, que também atuaram com muitas jogadoras agora presentes na Oceânia, como Alex Morgan, Megan Rapinoe, Rose Lavelle, Lindsey Horan ou Alyssa Naeher.

Acompanhe o relato no Flashscore
Acompanhe o relato no FlashscoreFlashscore

Em 2019, em dois embates nos Estados Unidos, no espaço de seis dias, Portugal perdeu primeiro por 4-0 e depois por 3-0, mas, no regresso aos ‘states’, mais precisamente a Houston, em 2021, só perdeu por 1-0.

Com o fim já à vista, aos 76 minutos, Samantha Mewis foi deixada solta na pequena área, numa das raras falhas da defesa portuguesa, e não perdoou, cabeceando para fora do alcance de Inês Pereira, depois de um canto na esquerda de Christen Press.

Nesse encontro, Portugal foi compacto e solidário, e teve na guarda-redes Inês Pereira a principal figura, mas pouco conseguiu fazer em termos ofensivos, destacando-se apenas uma iniciativa de Jéssica Silva, aos 61 minutos.

O 11.º encontro entre Portugal e os Estados Unidos, da terceira jornada do Grupo E do Mundial feminino de futebol de 2023, realiza-se na terça-feira, pelas 19:00 (08:00 em Lisboa), no Eden Park, em Auckland.

As contas do grupo E
As contas do grupo EFlashscore

A formação das quinas precisa de ganhar para selar o apuramento para os oitavos, o que em princípio eliminaria os Estados Unidos - que nunca falharam umas meias-finais, em oito edições -, enquanto o empate só serve se os Países Baixos perderem com o já eliminado Vietname, cenário de todo improvável.