Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Infantino está "a contar os dias" para o Mundial-2026

César Suárez
Infantino faz a contagem decrescente para o Mundial de 2026
Infantino faz a contagem decrescente para o Mundial de 2026 Harold Cunningham/FIFA
À semelhança de outros adeptos de futebol em todo o mundo, o Presidente da FIFA afirmou que está "a contar os dias" a dois anos do início do 26.º Campeonato do Mundo. Gianni Infantino afirmou que a 23.ª edição do torneio, que arranca a 11 de junho de 2026 no emblemático estádio Azteca, na Cidade do México, será "o maior evento, o maior espetáculo, o maior torneio" a que o mundo já assistiu.

Será também o Campeonato do Mundo da FIFA mais abrangente da história, com um número recorde de 48 participantes e 16 cidades anfitriãs espalhadas por três países: Canadá, México e Estados Unidos.

"Estou definitivamente a contar os dias. Todos nós estamos. Dois anos parece muito tempo, mas sabemos que está muito perto", disse Infantino em frente ao Troféu do Campeonato do Mundo da FIFA, que entregará à equipa vencedora após a final, a disputar em Nova Jersey a 19 de julho de 2026.

Infantino fala a apenas dois anos da inauguração do Campeonato do Mundo de 2026
FIFA

"Daqui a dois anos, o mundo vai ficar parado para ver o que está a acontecer na América do Norte. O troféu está aqui, está pronto, estamos a cuidar dele e estamos todos a preparar-nos, ansiosos pela competição, a preparar tudo", acrescentou.

Mensagem de Infantino para Guadalajara
Mensagem de Infantino para GuadalajaraFIFA

O Estádio Azteca da Cidade do México, um dos três estádios do país, juntamente com Monterrey e Guadalajara, entrará para a história do torneio depois de já ter sediado as partidas de abertura dos Mundiais da FIFA de 1970 e 1986.

"Será o primeiro estádio a receber três jogos de abertura de um Campeonato do Mundo (da FIFA)", afirmou o presidente da FIFA. "É algo que nunca vimos antes e vivenciá-lo num estádio tão emblemático como o Azteca é algo muito especial . Todos nós conhecemos os jogos épicos, as partidas do Mundial que foram disputadas aqui no passado, os campeões absolutos como Pelé e Diego Maradona que jogaram e venceram no Azteca".

Infantino no Azteca, na Cidade do México
Infantino no Azteca, na Cidade do MéxicoFIFA

O Presidente da FIFA afirmou ainda que os preparativos estão a decorrer sem problemas nos três países anfitriões. "Nas cidades anfitriãs, é claro, estamos a trabalhar com as autoridades, com os proprietários e operadores dos estádios, com as comunidades locais", acrescentou, referindo-se às duas sedes canadianas, três mexicanas e 11 americanas. "Há uma colaboração fantástica em todo o lado. Estão ansiosos por receber milhões e milhões de adeptos de todo o mundo. Os estádios são muito bonitos.

"Todos os dias há eventos que são planeados, que são celebrados, quer com as autoridades, quer com os nossos parceiros, os patrocinadores, os canais de transmissão".

Infantino, sobre o estádio de Monterrey
Infantino, sobre o estádio de MonterreyFIFA

As próximas etapas do 26.º Campeonato do Mundo da FIFA incluem os sorteios das eliminatórias na Ásia e na Oceânia. Na AFC, as eliminatórias continuarão em setembro de 2024, com 18 equipas a disputar oito lugares diretos; entretanto, os jogos da OFC começarão em setembro, com 11 equipas a disputar um lugar direto. Na UEFA, a qualificação terá lugar entre março de 2025 e março de 2026, com 16 lugares diretos atribuídos.