Infantino: "Final do Mundial de 2026 vai ser o jogo mais importante da história"
Depois de revelado o calendário de jogos do Campeonato do Mundo de 2026, a ser disputado no Canadá, México e Estados Unidos, Infantino disse ter a certeza que Nova Iorque e Nova Jérsia estão a celebrar o facto de terem ganho o direito a receber "o jogo mais importante da história do futebol", aludindo à final do torneio.
O presidente da FIFA sublinhou que a próxima final do Campeonato do Mundo, que se disputará a 19 de julho de 2026, será "épica", "única" e "unirá o mundo", devido à participação de 48 países e por se realizar em duas cidades que reúnem mais de 200 nacionalidades.
Do mesmo modo, referindo-se à Cidade do México, recordou que o estádio Azteca, na capital mexicana, onde se vai disputar o jogo inaugural, já acolheu as edições de 1970 e 1986 do Campeonato do Mundo, testemunhando alguns dos jogos mais memoráveis da história do futebol, com Pelé e Diego Maradona como protagonistas.
Canadá entra num novo mundo
Gianni Infantino também falou sobre a experiência do Canadá em receber eventos da FIFA, como a Mundial Feminino em 2015, e destacou que as duas cidades-sede, Vancouver e Toronto, são cidades do futebol.
"Estou muito orgulhoso e feliz por um país como o Canadá fazer parte deste incrível Campeonato do Mundo", concluiu.
No domingo, a FIFA anunciou que a final do próximo Campeonato do Mundo será disputada a 19 de julho de 2026 no MetLife Stadium, casa dos New York Jets e dos New York Giants, situado em East Rutherford, Nova Jérsia, nos arredores da metrópole nova-iorquina.
A Cerimónia de Abertura e o Jogo de Abertura da competição terão lugar no lendário Estádio Azteca, na Cidade do México, a 11 de junho de 2026.
O formato da competição foi alargado de 32 para 48 equipas desde a edição de 1998, para um total de 104 jogos repartidos por 16 estádios já inaugurados em 2022, nas cidades de Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami e Nova Iorque nos Estados Unidos; Cidade do México, Guadalajara e Monterrey no México; Toronto e Vancouver no Canadá.
As meias-finais serão disputadas em Dallas e Atlanta, anunciou a FIFA numa cerimónia em Miami, no domingo, com a presença de convidados de todos os quadrantes: o comediante Kevin Hart, o rapper canadiano Drake, a estrela Kim Kardashian e o antigo campeão do mundo brasileiro Cafu.
O jogo para determinar o terceiro classificado terá lugar em Miami, onde a FIFA abriu escritórios e onde a superestrela Lionel Messi, vencedor do Campeonato do Mundo de 2022 com a Argentina e atualmente a jogar pelo Inter Miami, tem atuado desde o ano passado.