Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial-2026: A "mentalidade vencedora" de Popovic pode ajudar a Austrália na qualificação

Tony Popovic fala aos meios de comunicação social depois de ter sido nomeado novo treinador da seleção nacional da Austrália
Tony Popovic fala aos meios de comunicação social depois de ter sido nomeado novo treinador da seleção nacional da AustráliaReuters / Nick Mulvenney
Os jogadores da Austrália ficaram tristes com a saída de Graham Arnold do cargo de treinador, mas esperam melhorar sob a "mentalidade vencedora" de Tony Popovic, disse o extremo Craig Goodwin.

Arnold demitiu-se após um mau início da terceira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo na Ásia, com Popovic a ser convocado antes do terceiro jogo dos Socceroos contra a China, esta semana.

Goodwin prestou homenagem a Arnold, que levou a Austrália ao seu melhor desempenho no Campeonato do Mundo no Qatar, há dois anos, durante a sua segunda passagem de seis anos no comando.

"Ninguém sabia que isso ia acontecer ou esperava. E, obviamente, acho que é um momento um pouco triste, porque foram seis anos com Arnie no comando e conseguimos algumas coisas incríveis juntos", disse Goodwin aos jornalistas em Adelaide na segunda-feira: "É triste ver esse capítulo terminar, mas isso é futebol... e agora temos que nos concentrar novamente no meio da qualificação em uma fase realmente importante."

Popovic assumiu uma equipa australiana que está em quinto lugar no Grupo C da Ásia, depois de uma rara derrota em casa para o Bahrein e um empate a 0-0 contra a Indonésia em Jacarta.

A Austrália espera obter o máximo de pontos no jogo em casa contra a China no Adelaide Oval na quinta-feira, antes de uma difícil tarefa fora contra o líder do grupo, o Japão.

Craig Goodwin, da Austrália, a celebrar um golo com os colegas de equipa
Craig Goodwin, da Austrália, a celebrar um golo com os colegas de equipaReuters / Ibraheem Al Omari

Goodwin disse que não sabia dos planos de Popovic para a equipa, mas duvidava de grandes mudanças para a China.

"Obviamente, com uma reviravolta tão curta da última concentração para esta, eu diria que é provavelmente um momento difícil para um técnico chegar e realmente impor o seu estilo de jogo", acrescentou: "Temos um plantel muito bom e jogadores muito motivados para compensar o que aconteceu nos últimos dois jogos."

Embora Popovic tenha o recorde nada invejável de perder cinco Grandes Finais da A-League como técnico, o treinador de 51 anos é o único australiano a conduzir uma equipa à glória da Liga dos Campeões da Ásia, tendo levado o Western Sydney Wanderers ao título de 2014.

Goodwin disse que o histórico de Popovic evidenciava uma mentalidade vencedora que só poderia ajudar os Socceroos.

"Quando defrontamos as equipas dele, estão sempre bem organizadas, são difíceis de defrontar", disse Goodwin: "Dá para ver que ele é um vencedor como técnico, pela mentalidade, pelas respostas nas entrevistas. Por isso, se ele conseguir instalar essa mentalidade semelhante no grupo, isso vai ajudar-nos."