Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial-2026: Arábia Saudita empata com a Austrália (0-0) em jogo polémico de qualificação

Reuters
Jackson Irvine, da Austrália, perante Hassan Al Tambakti, da Arábia Saudita
Jackson Irvine, da Austrália, perante Hassan Al Tambakti, da Arábia SauditaWilliam West / AFP
Herve Renard marcou o seu regresso ao comando técnico da Arábia Saudita com um empate a zero contra a anfitriã Austrália, enquanto os Falcões Verdes se enfureciam com um golo anulado que lhes custou o máximo de pontos numa partida de qualificação para o Campeonato do Mundo, esta quinta-feira.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Perante 27 mil adeptos no Estádio Retangular de Melbourne, as duas equipas tiveram oportunidades de golo, mas os jogadores de Renard ficaram furiosos depois de o golo de Sultan Al Ghannam ter sido anulado por fora de jogo, apesar de ter sido confirmado pelo VAR após um longo intervalo.

"Temos de dar confiança ao árbitro" disse Renard aos jornalistas.

"Tenho de o ver mais uma vez para ter a certeza de que tomou a melhor decisão. Por isso, não vou fazer comentários sobre o assunto", acrescentou.

Na metade da terceira fase das eliminatórias asiáticas, o resultado deixou a Austrália em segundo lugar no Grupo C, com seis pontos, quatro atrás do Japão, que joga contra a Indonésia em Jacarta na sexta-feira.

A Arábia Saudita permanece em terceiro lugar, também com seis pontos, mas o Bahrein, que tem cinco, pode ultrapassá-los e aos australianos com uma vitória em casa contra a China, esta quinta-feira.

As duas primeiras equipas no final da fase de qualificação qualificam-se diretamente para a fase final do Mundial-2026, na América do Norte, com o terceiro e quarto classificados a avançarem para outra ronda de qualificação.

Depois de substituir Roberto Mancini, após os sauditas terem conseguido um ponto nos dois jogos em casa na janela de qualificação anterior, Renard começou a sua segunda passagem pelo comando com uma nota positiva em Melbourne, apesar da polémica tardia.

O francês também esteve no comando durante as eliminatórias para o Mundial-2022 no Catar, quando os sauditas empataram com a Austrália em Sydney (0-0), há três anos, e depois venceram em casa por 1-0, fazendo com que os Socceroos tivessem de passar pela perigosa rota dos playoffs para se qualificar.

A partida desta quinta-feira foi um jogo frenético e cheio de ocasiões perdidas.

Nasser Al Dawsari foi o primeiro a assustar para os sauditas, com um remate na trave que obrigou Joe Gauci a defender.

O primeiro tempo terminou com uma enxurrada de remates, mas a Austrália não conseguiu capitalizar os erros defensivos.

Ajdin Hrustic foi bloqueado por um mergulho de Ahmed Al Kassar depois de empurrar um remate rasteiro para o canto esquerdo, e Jackson Irvine chutou de longa distância aos seis minutos dos descontos.

Na segunda parte, Gauci desperdiçou uma chance de ouro para o Fers Al Brikan com um mergulho heroico nos pés do atacante, que se aproximava do golo depois de furar o bloqueio da Austrália.

Aos 74 minutos, o técnico australiano Tony Popovic colocou em campo Brandon Borrello, que tinha apenas o guarda-redes pela frente, mas desperdiçou a ocasião com um cruzamento desviado para Riley McGree.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore