Mundial-2026: Argentina bate Peru e reforça liderança (1-0), Brasil e Uruguai empatam (1-1)
Argentina 1-0 Peru
Perante uma equipa muito fechada, o capitão Lionel Messi desbloqueou o jogo, com um centro da esquerda para o remate acrobático de pé esquerdo de Lautaro Martínez, que decidiu o encontro aos 55 minutos, com o seu 32.º golo na seleção.
Quanto a Messi, somou a 59.ª assistência na albi-celeste, à qual junta mais 112 golos, em 191 jogos, tendo terminado o ano – o Inter Miami já caiu nos play-offs da MLS - com 29 tentos e 18 assistências, em apenas 36 encontros.
Na Bombonera, o capitão benfiquista Otamendi jogou os 90 minutos no centro da defesa argentina, enquanto o central portista Nehuén Pérez foi o primeiro jogador lançado por Lionel Scaloni, aos 76 minutos, para jogar como lateral direito.
Com este triunfo, o oitavo, a Argentina solidificou a liderança, passando a somar 25 pontos, agora mais cinco do que o Uruguai, segundo classificado, que empatou 1-1 no Brasil, quinto colocado, com 18.
Brasil 1-1 Uruguai
Os uruguaios, muito defensivos, adiantaram-se aos 55 minutos, com um remate colocado de Federico Valverde, após passe do leão Maxi Araújo, e os brasileiros só conseguiram chegaram ao empate, aos 62, com um tiro de primeira de Gerson.
Na formação celeste, Maxi Araújo foi titular, sendo substituído aos 81 minutos, enquanto o guarda-redes Franco Israel, também jogador do Sporting, não saiu do banco de suplentes.
Colômbia 0-1 Equador
Ao terceiro lugar, e apesar dos três pontos perdidos na secretaria, subiu o Equador, com 19 pontos, ao conseguir uma sensacional vitória por 1-0 na Colômbia, que caiu para o quarto posto, mantendo-se com os mesmos 19.
Os equatorianos marcaram logo aos sete minutos, pelo inevitável Enner Valencia, mas tiveram de ser heróis para resistir aos colombianos, sobretudo depois dos 34, quando ficaram reduzidos a 10, face à expulsão de Pero Hincapié.
Nos descontos, aos 90+2 minutos, John Mercado, jogador do AVS, entrou para ajudar a segurar o precioso triunfo.