Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial-2026: Catar, Japão, Emirados, Austrália, Coreia do Sul e Irão entram com goleadas

Mário Rui Ventura
Atualizado
Cho Gue-sung comemora o seu golo com o colega Son Heung-min durante a vitória da Coreia do Sul sobre Singapura
Cho Gue-sung comemora o seu golo com o colega Son Heung-min durante a vitória da Coreia do Sul sobre SingapuraAFP
O Japão venceu esta quinta-feira a seleção de Myanmar, por 5-0, no Panasonic Stadium, na primeira jornada do Grupo B do apuramento asiático para o Mundial-2026, enquanto a Austrália goleou o Bangladesh, por 7-0, no Grupo I, antes da Coreia do Sul, de Jurgen Klinsmann, vencer Singapura, por 5-0, no Grupo C. Já no Grupo E, com Taremi a marcar e a assistir, o Irão venceu Hong Kong por 4-0. Quanto ao Catar, de Carlos Queiroz, cumpriu e com distinção, goleando o Afeganistão, em casa, por 8-1, enquanto os Emirados Árabes Unidos, de Paulo Bento, venceram o Nepal por 4-0 e o Kuwait, de Rui Bento, perdeu em casa com a Índia.

Kuwait 0-1 Índia

Os onzes de Kuwait e Índia
Os onzes de Kuwait e ÍndiaFlashscore

O Kuwait, orientado por Rui Bento, entrou a perder no Grupo A de apuramento para o Mundial-2026, perante a Índia, em casa, no Jaber Al Ahmad International Stadium. 

O golo da vitória indiana foi apontado por Manvir Singh, aos 76 minutos, sendo que o Kuwait ainda ficou reduzido a dez unidades, depois de Zayed ter visto dois amarelos num espaço de três minutos (90+1 e 90+4).

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Arábia Saudita 4-0 Paquistão

Os onzes iniciais de Arábia Saudita e Paquistão
Os onzes iniciais de Arábia Saudita e PaquistãoFlashscore

A Arábia Saudita, agora orienada por Roberto Mancini, entrou a vencer no grupo G de apuramento para o Mundial-2026, goleando o Paquistão por 4-0, no Prince Mohamed bin Fahd Stadium.

O triunfo saudita começou a ser desenhado aos 6 minutos, com o 1-0 de Al Shehri.

Já na segunda parte, aos 48 minutos, Al Sehri bisou de grande penalidade. Já nos descontos da partida, Ghareeb (90+1) e Radif (90+6) deram outro colorido a uma vitória tão justa quanto fácil.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Emirados Árabes Unidos 4-0 Nepal

Os onzes iniciais de Emirados e Nepal
Os onzes iniciais de Emirados e NepalFlashscore

Os Emirados Árabes Unidos, orientados por Paulo Bento, entraram com o pé direito no Grupo H de apuramento asiático para o Mundial, vencendo o Nepal por 4-0, no Al Maktoum Stadium, no Dubai.

Al Hammadi, logo aos 11 minutos, inaugurou o marcador, antes de Mabkhout bisar, primeiro de penálti, aos 36', e depois aos 44'. Em cima do intervalo, o brasileiro Fábio Lima fechou as contas, aos 45+1'.

Paulo Bento, recorde-se, soma quatro vitórias em outros tantos jogos pelos Emirados, após os triunfos sobre a Costa Rica (4-1), Kuwait (1-0) e Líbano (2-1) em jogos particulares.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Catar 8-1 Afeganistão 

Os onzes iniciais de Catar e Afeganistão
Os onzes iniciais de Catar e AfeganistãoFlashscore

O Catar, orientado por Carlos Queiroz, goleou o Afeganistão na primeira jornada do Grupo A, em jogo disputado no Khalifa International Stadium, em Doha.

Al Haydos, aos 12 minutos, inaugurou o marcador, antes de Sharifi, aos 13', ainda empatar o jogo aos 13'. Almoez, aos 15 minutos, fez o primeiro de quatro golos da sua conta pessoal, ainda na primeira parte, marcando aos 27' e aos 33', este último de penálti, já depois de Meshaal ter assinado o terceiro, aos 18 minutos, fechando a conta, novamente de grande penalidade, aos 45+3'.

Com a goleada consumada, na segunda parte o Catar fez o 7-1 em mais um penálti, aos 53 minutos, fechando o marcador, com os 8-1, graças a Al Abdullah, aos 90+4', ainda antes do Afeganistão ficar reduzido a dez jogadores, com Ataie a ver o segundo cartão amarelo aos 90+6'.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Irão 4-0 Hong Kong

Os onzes de Irão e Hong Kong
Os onzes de Irão e Hong KongFlashscore

O Irão, com Mehdi Taremi, avançado do FC Porto, a titular, entrou com o pé direito no Grupo E, vencendo Hong Kong por 4-0, no Azadi Stadium, em Teerão.

Azmoun, aos 12 minutos, inaugurou o marcador, servido por Mohebi, e em cima do quarto de hora bisou, assistido por Taremi.

Os papeis inverteram-se na segunda parte, mais precisamente na reta final, com Mohebi a assistir Taremi, que assinou o 4-0 aos 87 minutos.

Já para lá os 90, aos 90+4', sem Taremi em campo, substituído aos 90+1', Rezaeian selou o resultado final de 4-0.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Japão 5-0 Myanmar

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Com Yuki Soma, do Casa Pia, a titular, e com Hidemasa Morita, do Sporting, lançado aos 66 minutos, o Japão inaugurou o marcador logo aos 11 minutos, com Minamimo a servir Ueda para o 1-0.

Aos 28 minutos o 2-0 teve a assinatura de Kamada, antes de Ueda bisar, em cima do intervalo (45+4'), servido por Doan.

Na segunda parte, logo aos 50 minutos, Ueda completou o hat trick, com assistência de Minamino.

Aos 86 minutos foi Morita, médio do Sporting, a servir Doan, que também bisou, para o 5-0 final.

Com este resultado o Japão lidera o Grupo B, que conta ainda com Coreia do Norte, Síria e Myanmar, sendo que os dois primeiros passam à próxima fase do apuramento.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Austrália 7-0 Bangladesh

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Jamie Maclaren (com um hat-trick), Mitchell Duke (2), Harry Souttar e Brandon Borrello fizeram os golos da goleada australiana, que teve lugar no Estádio Retangular de Melbourne.

Esta foi a 59.ª partida de Graham Arnold como selecionador dos Socceroos, que bateu o recorde de Frank Farina como treinador com mais jogos pela principal seleção australiana.

O Bangladesh, 183.º no ranking da FIFA, teve apenas uma ocasiao de golo, contra as 29 dos australianos em todo o duelo.

A Austrália procura qualificar-se para um Mundial pela sexta vez consecutiva, enquanto o a formação sul-asiática nunca se classificou para um Mundial.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Coreia do Sul 5-0 Singapura

Os onzes de Coreia do Sul e Singapura
Os onzes de Coreia do Sul e SingapuraFlashscore

Os coreanos dominaram a posse de bola no Estádio do Campeonato do Mundo de Seul, mas não tiveram nada para mostrar até Cho Gue-sung marcar aos 44 minutos.

O médio do Paris Saint-Germain, Lee Kang-in, cruzou para a área e Cho, avançado do FC Midtjylland, apanhou os defesas visitantes desprevenidos, para se esgueirar por trás e rematar para o fundo das redes.

Cho havia acertado na barra com um remate aos 34 minutos, numa das várias oportunidades que a Coreia do Sul não conseguiu converter no primeiro tempo. Os anfitriões também tiveram um golo anulado, por fora de jogo, aos 21 minutos.

Quatro minutos depois do intervalo, o marcador já estava em 2-0, quando Hwang Hee-chan, do Wolverhampton, marcou de cabeça o seu segundo golo em outros tantos jogos pelo seu país.

Depois de Singapura ter visto um golo anulado por fora de jogo, o capitão e talismã Son, do Tottenham, fez o terceiro, com um delicioso remate de pé esquerdo, de fora da área, pouco depois da hora de jogo.

Hwang Ui-jo, do Norwich City, marcou um penálti para fazer o quarto e Lee, do PSG, deu o toque final a uma vitória fácil, com um remate de pé esquerdo aos 85 minutos.

A Coreia do Sul vai jogar contra a China em Shenzhen, na próxima terça-feira, enquanto Singapura recebe a Tailândia no mesmo dia.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Líbano 0-0 Palestina

Os onzes de Líbano e Palestina
Os onzes de Líbano e PalestinaFlashscore

A jornada de qualificação para o Campeonato do Mundo na fase asiática incluiu também a estreia da Palestina na segunda fase, em campo pela primeira vez desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.

O jogo do Grupo I contra o Líbano foi disputado num campo neutro, no Estádio Khalid bin Mohammed, nos Emirados Árabes Unidos, e terminou 0-0. A seleção palestiniana do treinador Makram Daboub não contou com três titulares, que não puderam sair da Faixa de Gaza.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Outros resultados da qualificação asiática:

Filipinas 0-2 Vietname

Tailândia 1-2 China

Malásia 4-3 Quirguistão

Tajiquistão 1-1 Jordânia

Turquemenistão 1-3 Usbequistão

Iraque 5-1 Indonésia

Omã 5-1 China Taipei

Síria 1-0 Coreia do Norte

Iémen 0-2 Bahrain