Mundial-2026: Catar, Japão, Emirados, Austrália, Coreia do Sul e Irão entram com goleadas
Kuwait 0-1 Índia
O Kuwait, orientado por Rui Bento, entrou a perder no Grupo A de apuramento para o Mundial-2026, perante a Índia, em casa, no Jaber Al Ahmad International Stadium.
O golo da vitória indiana foi apontado por Manvir Singh, aos 76 minutos, sendo que o Kuwait ainda ficou reduzido a dez unidades, depois de Zayed ter visto dois amarelos num espaço de três minutos (90+1 e 90+4).
Arábia Saudita 4-0 Paquistão
A Arábia Saudita, agora orienada por Roberto Mancini, entrou a vencer no grupo G de apuramento para o Mundial-2026, goleando o Paquistão por 4-0, no Prince Mohamed bin Fahd Stadium.
O triunfo saudita começou a ser desenhado aos 6 minutos, com o 1-0 de Al Shehri.
Já na segunda parte, aos 48 minutos, Al Sehri bisou de grande penalidade. Já nos descontos da partida, Ghareeb (90+1) e Radif (90+6) deram outro colorido a uma vitória tão justa quanto fácil.
Emirados Árabes Unidos 4-0 Nepal
Os Emirados Árabes Unidos, orientados por Paulo Bento, entraram com o pé direito no Grupo H de apuramento asiático para o Mundial, vencendo o Nepal por 4-0, no Al Maktoum Stadium, no Dubai.
Al Hammadi, logo aos 11 minutos, inaugurou o marcador, antes de Mabkhout bisar, primeiro de penálti, aos 36', e depois aos 44'. Em cima do intervalo, o brasileiro Fábio Lima fechou as contas, aos 45+1'.
Paulo Bento, recorde-se, soma quatro vitórias em outros tantos jogos pelos Emirados, após os triunfos sobre a Costa Rica (4-1), Kuwait (1-0) e Líbano (2-1) em jogos particulares.
Catar 8-1 Afeganistão
O Catar, orientado por Carlos Queiroz, goleou o Afeganistão na primeira jornada do Grupo A, em jogo disputado no Khalifa International Stadium, em Doha.
Al Haydos, aos 12 minutos, inaugurou o marcador, antes de Sharifi, aos 13', ainda empatar o jogo aos 13'. Almoez, aos 15 minutos, fez o primeiro de quatro golos da sua conta pessoal, ainda na primeira parte, marcando aos 27' e aos 33', este último de penálti, já depois de Meshaal ter assinado o terceiro, aos 18 minutos, fechando a conta, novamente de grande penalidade, aos 45+3'.
Com a goleada consumada, na segunda parte o Catar fez o 7-1 em mais um penálti, aos 53 minutos, fechando o marcador, com os 8-1, graças a Al Abdullah, aos 90+4', ainda antes do Afeganistão ficar reduzido a dez jogadores, com Ataie a ver o segundo cartão amarelo aos 90+6'.
Irão 4-0 Hong Kong
O Irão, com Mehdi Taremi, avançado do FC Porto, a titular, entrou com o pé direito no Grupo E, vencendo Hong Kong por 4-0, no Azadi Stadium, em Teerão.
Azmoun, aos 12 minutos, inaugurou o marcador, servido por Mohebi, e em cima do quarto de hora bisou, assistido por Taremi.
Os papeis inverteram-se na segunda parte, mais precisamente na reta final, com Mohebi a assistir Taremi, que assinou o 4-0 aos 87 minutos.
Já para lá os 90, aos 90+4', sem Taremi em campo, substituído aos 90+1', Rezaeian selou o resultado final de 4-0.
Japão 5-0 Myanmar
Com Yuki Soma, do Casa Pia, a titular, e com Hidemasa Morita, do Sporting, lançado aos 66 minutos, o Japão inaugurou o marcador logo aos 11 minutos, com Minamimo a servir Ueda para o 1-0.
Aos 28 minutos o 2-0 teve a assinatura de Kamada, antes de Ueda bisar, em cima do intervalo (45+4'), servido por Doan.
Na segunda parte, logo aos 50 minutos, Ueda completou o hat trick, com assistência de Minamino.
Aos 86 minutos foi Morita, médio do Sporting, a servir Doan, que também bisou, para o 5-0 final.
Com este resultado o Japão lidera o Grupo B, que conta ainda com Coreia do Norte, Síria e Myanmar, sendo que os dois primeiros passam à próxima fase do apuramento.
Austrália 7-0 Bangladesh
Jamie Maclaren (com um hat-trick), Mitchell Duke (2), Harry Souttar e Brandon Borrello fizeram os golos da goleada australiana, que teve lugar no Estádio Retangular de Melbourne.
Esta foi a 59.ª partida de Graham Arnold como selecionador dos Socceroos, que bateu o recorde de Frank Farina como treinador com mais jogos pela principal seleção australiana.
O Bangladesh, 183.º no ranking da FIFA, teve apenas uma ocasiao de golo, contra as 29 dos australianos em todo o duelo.
A Austrália procura qualificar-se para um Mundial pela sexta vez consecutiva, enquanto o a formação sul-asiática nunca se classificou para um Mundial.
Coreia do Sul 5-0 Singapura
Os coreanos dominaram a posse de bola no Estádio do Campeonato do Mundo de Seul, mas não tiveram nada para mostrar até Cho Gue-sung marcar aos 44 minutos.
O médio do Paris Saint-Germain, Lee Kang-in, cruzou para a área e Cho, avançado do FC Midtjylland, apanhou os defesas visitantes desprevenidos, para se esgueirar por trás e rematar para o fundo das redes.
Cho havia acertado na barra com um remate aos 34 minutos, numa das várias oportunidades que a Coreia do Sul não conseguiu converter no primeiro tempo. Os anfitriões também tiveram um golo anulado, por fora de jogo, aos 21 minutos.
Quatro minutos depois do intervalo, o marcador já estava em 2-0, quando Hwang Hee-chan, do Wolverhampton, marcou de cabeça o seu segundo golo em outros tantos jogos pelo seu país.
Depois de Singapura ter visto um golo anulado por fora de jogo, o capitão e talismã Son, do Tottenham, fez o terceiro, com um delicioso remate de pé esquerdo, de fora da área, pouco depois da hora de jogo.
Hwang Ui-jo, do Norwich City, marcou um penálti para fazer o quarto e Lee, do PSG, deu o toque final a uma vitória fácil, com um remate de pé esquerdo aos 85 minutos.
A Coreia do Sul vai jogar contra a China em Shenzhen, na próxima terça-feira, enquanto Singapura recebe a Tailândia no mesmo dia.
Líbano 0-0 Palestina
A jornada de qualificação para o Campeonato do Mundo na fase asiática incluiu também a estreia da Palestina na segunda fase, em campo pela primeira vez desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.
O jogo do Grupo I contra o Líbano foi disputado num campo neutro, no Estádio Khalid bin Mohammed, nos Emirados Árabes Unidos, e terminou 0-0. A seleção palestiniana do treinador Makram Daboub não contou com três titulares, que não puderam sair da Faixa de Gaza.
Outros resultados da qualificação asiática: