Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial-2026: Craig Goodwin bisa e Austrália goleia Líbano (5-0)

Reuters
Goodwin comemora um dos dois golos ao Líbano
Goodwin comemora um dos dois golos ao LíbanoAFP
Craig Goodwin (32 anos) marcou dois golos no seu regresso após doença, e a Austrália garantiu uma vaga na terceira fase das eliminatórias para o Mundial-2026, com uma goleada de 5-0 sobre o Líbano, no Estádio de Camberra, esta terça-feira.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O avançado Goodwin, que ficou de fora da vitória de 2-0 sobre os libaneses, na semana passada, por causa de uma virose, marcou um golo de longa distância depois do intervalo (48') e fez o último da goleada por 5-0, aos 81 minutos, para a alegria de um público recorde de 25.023 pessoas nas bancadas.

Goodwin também fez o passe para o primeiro golo da seleção australiana, marcado por Kusini Yengi, aos dois minutos, e participou no auto-golo do Líbano, um minuto antes do primeiro da sua conta pessoal.

"Talvez eu tenha que ficar doente mais vezes", brincou o avançado, que joga no Al Wehda, da Arábia Saudita.

"Acabou por correr bem, tive um bom descanso. Só tinha feito dois treinos antes do jogo, mas falei com o treinador e senti-me bem, então ele colocou-me a jogar", acrescentou Goodwin.

Com a quarta vitória consecutiva na atual fase, a Austrália de Graham Arnold cimentou o primeiro lugar no Grupo I da Ásia, que também inclui Palestina e Bangladesh.

A partida foi o jogo de qualificação "em casa" do Líbano, depois da Confederação Asiática de Futebol ter solicitado que o confronto fosse transferido devido à guerra em Gaza.

A Austrália recebeu poucos aplausos após a vitória irregular sobre o Líbano, 115.º colocado no ranking da FIFA, em Sidney, mas Arnold ficou entusiasmado com a reação em Camberra, onde Patrick Yazbek, de ascendência libanesa, teve uma estreia proveitosa no banco de suplentes.

O médo norueguês Yazbek substituiu o lesionado Ajdin Hrustic antes dos 30 minutos do segundo tempo e marcou o primeiro golo de John Iredale na seleção, na sua segunda partida com os Socceroos, com um belo cruzamento da esquerda aos 68 minutos.

"Fiquei muito feliz e orgulhoso dos jovens. Eles assumiram a responsabilidade quando entraram em campo e o futuro é brilhante", disse Arnold.

Depois de um esforço corajoso em Sidney, o Líbano teve uma noite difícil em Camberra e teve a sorte de estar a perder por apenas um golo ao intervalo, depois da Austrália ter desperdiçado uma série de ocasiões.

No entanto, o marcador foi dilatado logo no início da segunda parte, com Goodwin a encontrar a cabeça de Harry Souttar após a marcação de um livre direto.

O guarda-redes libanês Mostafa Matar tirou a bola em cima da linha, mas ela bateu na canela do companheiro de equipa, Bassel Jradi. e entrou.

Um minuto depois, Hrustic lançou uma bola para Goodwin no lado esquerdo do campo, que rematou de longe e fez o 3-0.

O Líbano quase reduziu minutos depois, quando Nader Matar acertou um remate de longe na barra.

No entanto, o Líbano perdeu o ímpeto segundos depois, quando o médio Ali Tneich cometeu falta sobre Hrustic.

O jogador recebeu um cartão amarelo e, depois de uma longa pausa no jogo, o australiano saiu do campo a coxear.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore