Mundial-2026: Equador ao tom de Plata vence Bolívia (4-0) e já sonha com apuramento
Recorde as incidências da partida
Superior do início ao fim, a seleção equatoriana começou a construir a goleada no primeiro tempo com o avançado Enner Valencia a marcar de penálti, depois de José Sagredo ter desviado a bola com a mão dentro da área, em lance apanhado pelo VAR e que gerou a expulsão do defesa boliviano.
Logo de seguida, Gonzalo Plata ampliou a vantagem depois de conseguir boa tabela com Valencia e o Equador foi para o intervalo a vencer por 2-0. No segundo tempo, o jogador do Flamengo marcou o terceiro para os equatorianos em nova assistência do jogador do Inter, antes de Alan Minda fechar a goleada ao bater colocado de fora da área.
Cada vez mais adaptado ao estilo do técnico argentino Sebastián Beccacece, o Equador poderia ter conseguido um resultado ainda mais dilatado se não fosse o guarda-redes boliviano Guillermo Viscarra.
A Bolívia poupou vários jogadores a pensar no jogo da próxima terça-feira contra o Paraguai, em El Alto (4.150 m acima do nível do mar). A seleção equatoriana ocupa a 5.ª posição na tabela das Eliminatórias com os mesmos 16 pontos do Paraguai, mas com melhor saldo de golos. Por sua vez, a Bolívia caiu uma posição com a derrota e agora é a 8.ª.