Mundial-2026: Geny Catamo marca no empate de Moçambique (1-1), Egito bate Cabo Verde (3-0)
Mali 1-1 Moçambique
A equipa moçambicana arrancou a qualificação para o Mundial-2026 com um empate importante em casa do Mali, favorito a liderar o grupo I, onde também estão Guiné-Bissau e Essuatíni.
A jogar fora de portas, a seleção comandada por Chiquinho Conde, que renovou recentemente com a Federação Moçambicana, contou com vários jogadores com passagem por Portugal e chegou a colocar-se em vantagem perto do intervalo.
Bruno Langa, antigo lateral do Chaves que assinou pelo Almeria, assistiu Geny Catamo (37'), que apareceu no centro da área do Mali para abrir o ativo.
No entanto, Yves Bissouma, médio do Tottenham, respondeu logo no início da segunda parte (52') com um remate de pé direito à entrada da área. Apesar das dificuldades no segundo tempo, a equipa moçambicana conseguiu segurar o empate.
Egito 3-0 Cabo Verde
Noutra partida que contou com vários jogadores com ligação ao futebol português, entre eles o guarda-redes do Vitória SC Bruno Varela, Cabo Verde entrou da pior maneira na qualificação para o Mundial-2026.
Salah foi titular no Egito, mas a equipa da casa não precisou do craque do Liverpool para bater o conjunto cabo-verdiano.
Curiosamente, foi Rami Rabia, antigo jogador do Sporting, que abriu o ativo aos 23'. Marmoush (45'+1) e Adel Ibrahim (70') fizeram os outros golos da equipa egípcia.
Marrocos 4-1 Gabão
Num dos jogos de cartaz desta sexta-feira no continente africano, destaque ainda para a goleada de Marrocos na receção ao Gabão, encontro que ficou marcado por... quatro grandes penalidades, todas na primeira parte.
Ao intervalo, o resultado até podia ser 2-2, caso Aubameyang tivesse convertido os dois penáltis que o Gabão teve a seu favor. No entanto, foi Hakim Ziyech (10' e 26') a deixar Marrocos com dois golos de vantagem, isto porque Bono defendeu a primeira tentativa do ex-jogador de clubes como Barcelona, Chelsea, Arsenal e Borussia Dortmund.
O avançado, atualmente no Al Qadisiya, acabou por marcar desde a zona dos 11 metros, a cinco minutos do intervalo, mas Brahim Diaz (59') e El Kaabi (82') confirmaram o triunfo do conjunto marroquino.