Mundial-2026: Golo de Ugarte dá vitória épica ao Uruguai sobre a Colômbia (3-2)
Recorde as incidências do encontro
O duelo de estrategistas argentinos começou com Marcelo Bielsa no comando, com uma abordagem que fechou Luis Diaz, que na sua primeira incursão fez soar os alarmes do Uruguai ao passar facilmente por Josema Gimenez.
Um dia depois do deslize dos líderes em Assunção, onde o Paraguai conseguiu uma surpreendente vitória por 2-1 sobre os campeões do mundo, com direito a Lionel Messi, a seleção de Néstor Lorenzo jogava para alcançar a Albiceleste em pontos.
Sem ser o balé que deslumbrou na goleada de 4-0 sobre o Chile, os Cafeteros foram cirúrgicos em aproveitar os lapsos defensivos dos Charrúa e a magia de Juan Fer Quintero foi suficiente para levá-los ao intervalo na liderança.
O jogador que conduziu o Racing à final da Taça Sul-Americana na Argentina cobrou com segurança uma falta que era ideal para a sua capacidade de finalização. Na cobrança, Quintero combinou um bom jogo de pés e velocidade para colocar o seu remate rasteiro, entre o poste e um Sergio Rochet que saiu atrasado para fechar a baliza.
Os comandados de Néstor Lorenzo também aproveitaram as brechas na defesa liderada por Lucumí e Sánchez, com o último a fazer um autogolo na sequência de um lance de Marcelo Saracchi pelo flanco. E então chegou o momento de Aguirre, o jogador do América do México que Bielsa estreou na seleção aos 30 anos.
A aposta do técnico argentino foi certeira e deu o mote para uma reta final épica que acabou até por colocar a história do avançado em segundo plano.
Golos, empurrões e muito VAR
Com o 2-1 perto do final do jogo, parecia fácil para a Celeste, mas com James Rodríguez em campo e ansioso para quebrar o feitiço no Centenário, os visitantes queriam mais. Tanto que o golo surgiu de uma boa jogada de ataque que mostrou mais uma vez que o Uruguai não é tão fiável na defesa, com Gomez a empatar ao sexto minuto de descontos..
O VAR anulou uma possível falta cometida por um colombiano na área adversária e o Centenário mergulhou na escuridão. A pressão diminuiu, mas foi esquecida quando, no último lance do jogo, Pellistri - que voltou a jogar bem na parte final da partida - salvou a bola para que Manuel Ugarte, lançado na segunda parte, fizesse o golo da vitória aos 90'+11.
Mais uma vez, VAR, empurrões - que lembram a disputa que levou vários jogadores, incluindo Ugarte, a serem suspensos por confrontos na vitória da meia-final da Copa América - e a conclusão de que o Uruguai está de volta à luta pela liderança da fase de qualificação.
Com a vitória, os comandados de Bielsa voltam ao segundo lugar, com 19 pontos, os mesmos da Colômbia. Ambos os países estão três pontos atrás da Argentina.