Mundial-2026: Japão, Arábia Saudita e Austrália no "grupo da morte" da qualificação asiática
O Japão vai medir forças com a Austrália, a Arábia Saudita, o Bahrein, a China e a Indonésia no Grupo C. A Coreia do Sul defronta o Iraque, a Jordânia, Omã, a Palestina e o Kuwait (de Rui Bento) no Grupo B, enquanto o Irão enfrenta o Catar, o Uzbequistão, os Emirados Árabes Unidos (de Paulo Bento), o Quirguistão e a Coreia do Norte no Grupo A.
O Irão tentará qualificar-se para o Campeonato do Mundo pela quarta vez consecutiva - e sétima no total - depois de ter participado em 2014, 2018 e 2022, e enfrentará o Catar, que procura marcar presença no torneio pelo segundo ano segido. O Catar, que conquistou o seu segundo título consecutivo da Taça Asiática em fevereiro, foi o anfitrião da edição de 2022, mas nunca passou à final através das fases de qualificação.
Os coreanos são os favoritos a passar do Grupo B, mas terão pela frente a Jordânia, que os surpreendeunas meias-finais da Taça Asiática no início deste ano. Também no grupo estão o Iraque, que tenta qualificar-se para o Campeonato do Mundo pela primeira vez desde 1986, e o emergente Uzbequistão.
O Japão, que se qualificou para os últimos sete campeonatos do mundo, também defrontou a Arábia Saudita e a Austrália nas fases finais de qualificação para o Mundial-2022. A equipa de Moriyasu, juntamente com a Arábia Saudita, qualificou-se diretamente para a edição mais recente, enquanto a Austrália acabou por se qualificar através dos play-offs intercontinentais. O sorteio significa que os chineses enfrentam um enorme desafio para garantir um lugar no seu primeiro Campeonato do Mundo desde a sua primeira e até agora única participação em 2002.
As partidas começam a 5 de setembro de 2024 e decorrem até 10 de junho 2025, com os vencedores e os segundos classificados de cada grupo a qualificarem-se automaticamente para a fase final no México, Estados Unidos e Canadá. Os números três e quatro de cada grupo avançam para um play-off, que determinará quem poderá reclamar os últimos bilhetes para o Campeonato do Mundo.