Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial-2026: Morita titular na goleada do Japão (7-0), Austrália surpreendida pelo Bahrain (0-1)

Takumi Minamino, do Japão, comemora o terceiro golo
Takumi Minamino, do Japão, comemora o terceiro goloIssei Kato / Reuters
O Japão começou com vitória a terceira fase da qualificação asiática para o Campeonato do Mundo de 2026, com a equipa de Hajime Moriyasu a golear a China por 7-0 no Estádio de Saitama, na quinta-feira. O Bahrein surpreendeu a Austrália por 1-0 com um autogolo do central Harry Souttar, no Estádio Robina, em Gold Coast.

Japão 7-0 China

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Wataru Endo e Kaoru Mitoma deram ao Japão uma vantagem de dois golos ao intervalo no confronto do Grupo C, antes de Takumi Minamino marcar dois golos na segunda parte. Junya Ito, Daizen Maeda e Takefusa Kubo ampliaram o placar, enquanto a China foi amplamente derrotada.

Nos últimos anos, os japoneses têm sido lentos na fase final das eliminatórias asiáticas para o Mundial, mas a equipa de Hajime Moriyasu não foi muito lenta contra a China.

Endo colocou o Japão na frente aos 12 minutos, depois de o guarda-redes chinês Wang Dalei ter evitado o cabeceamento de Ritsu Doan segundos antes. O médio do Liverpool ficou sem marcação no canto resultante e não cometeu qualquer erro quando Kubo entregou a bola, marcando com um cabeceamento certeiro. Doan esteve perto de fazer o segundo aos 33 minutos, enquanto Hidemasa Morita acertou na baliza a dois minutos do fim da primeira parte.

Os japoneses conseguiram dobrar a vantagem antes do intervalo, com Mitoma a receber um centro de Doan e a cabecear a bola para o fundo das redes de Wang.

Aos sete minutos do segundo tempo, a equipa de Moriyasu ampliou a vantagem quando o passe de Mitoma lançou Minamino na grande área e o avançado do Mónaco rematou por cima de Wang. Seis minutos mais tarde, o extremo fez o segundo golo da noite com uma finalização perfeita no canto inferior que deixou Wang esparramado no gramado do Estádio Saitama.

O substituto Ito marcou o quinto golo a 13 minutos do fim, quando seu chute foi desviado por Jiang Guangtai e serviu para Maeda marcar o sexto gol aos 87 minutos. Já nos acréscimos, Kubo mandou a bola para o fundo das redes para completar o vexame da China.

Austrália 0-1 Bahrain

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Os homens do Bahrain comemoraram muito após o apito final, depois de vencerem a Austrália pela primeira vez em sete tentativas e terem começado de forma perfeita a sua tentativa de se apurarem pela primeira vez para o Mundial.

Os australianos já estavam reduzidos a dez homens após a expulsão de Kusini Yengi, mas a disputa do Grupo C ainda parecia destinada a terminar sem golos até que Abdullah Al-Khalasi foi lançado pela ala esquerda e tentou colocar a bola na área aos 89 minutos.

O defesa Al-Khalasi cruzou da entrada da área e a bola desviou no central Souttar, enganando o guarda-redes australiano Mat Ryan, que assistiu impotente à bola passar por ele e balançar as redes. O público de 24.644 pessoas, que esperava a quinta vitória consecutiva da Austrália, ficou em silêncio, e os esforços dos australianos para voltar a empatar a partida nos seis minutos de acréscimos foram infrutíferos.

A dois minutos do apito final, o substituto Mitch Duke teve a melhor oportunidade de empatar num livre de Awer Mabil, mas o atacante não conseguiu acertar o cabeceamentono centro da área.

"É uma curva de aprendizagem para os jogadores", disse o técnico da Austrália, Graham Arnold: "Simplesmente não era a nossa noite. Se marcas um autogolo contra estas nações, elas tendem a baixar um pouco mais. É claro que foi muito difícil, mas temos de dar todo o crédito ao Bahrein".

Os dois primeiros classificados do grupo avançam automaticamente para o Campeonato do Mundo, enquanto o terceiro e o quarto classificados passam a uma nova fase de qualificação.

A Ásia tem oito lugares garantidos no Mundial-2026, com a possibilidade de mais um lugar através de um play-off intercontinental.