Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial-2026: Morita titular no empate do Japão com a Austrália (1-1)

Reuters
Mitoma comemora golo do empate
Mitoma comemora golo do empateČTK / AP / Takuya Matsumoto
A Austrália travou o início fulgurante do Japão na terceira fase da qualificação asiática para o Mundial, mas não conseguiu uma vitória surpreendente sobre os líderes do grupo quando um autogolo de Cameron Burgess fez com que as equipas empatassem 1-1 no Estádio Saitama, na terça-feira.

Recorde as incidências da partida

Burgess colocou a bola na sua própria baliza a 14 minutos do fim, depois de Shogo Taniguchi também ter marcado na baliza contrária na segunda parte, dando aos australianos a esperança de uma segunda vitória consecutiva na qualificação para o Mundial desde que Tony Popovic assumiu o cargo de treinador.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Os australianos conseguiram o empate apesar de os preparativos para o jogo terem sido afetados pelo atraso na chegada devido ao congestionamento das estradas em redor de Saitama.

"A minha experiência como parte desta equipa é que, nos momentos mais difíceis, é quando os rapazes se levantam, sem desculpas", disse o capitão da Austrália, Jackson Irvine.

"Estou muito orgulhoso de todos por terem tido um desempenho como o desta noite. A calma e a compostura que tivemos de mostrar, tendo de defender em momentos difíceis até a última bola, é uma base excelente para seguirmos em frente".

O empate põe fim à série de nove vitórias consecutivas do Japão na fase de qualificação para o Mundial-2026, período durante o qual a equipa de Hajime Moriyasu não sofreu qualquer golo.

Os Samurais Azuis continuam na liderança do Grupo C, chegando a 10 pontos em quatro jogos, enquanto a Austrália, segunda classificada, tem cinco pontos, quatro deles conquistados desde que Popovic substituiu Graham Arnold.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore

Popovic montou a sua equipa numa formação ultra-defensiva e a abordagem conservadora deu frutos, com a Austrália a sufocar um ataque japonês que tinha marcado 14 golos nos três jogos anteriores.

O ex-defesa fez seis mudanças em relação à equipa que derrotou a China por 3-1 no seu primeiro jogo no comando na quinta-feira, incluindo a estreia de Luke Brattan.

Ao Tanaka foi titular no lugar de Wataru Endo, médio do Liverpool, e foi o jogador do Leeds United que deu uma oportunidade a Takefusa Kubo, que acabou por rematar ao lado da baliza de Joe Gauci.

Kaoru Mitoma rematou a 11 minutos do intervalo, depois de Takumi Minamino ter colocado o passe de Hidemasa Morita em profundidade no seu caminho, mas o ombro do defesa australiano Jason Geria desviou a bola para fora do alvo.

A equipa japonesa dominou até aos 58 minutos, quando, numa rara incursão pelo ataque, Lewis Miller enviou um cruzamento rasteiro da direita que Taniguchi deviou para o fundo das redes Zion Suzuki, apesar de não estar sob pressão.

Keito Nakamura entrou para dinamizar o flanco esquerdo e foi por aí que saiu o cruzamento para Burgess desviar para a própria baliza e fazer o golo do empate para o conjunto nipónico.