Mundial-2026: Moriyasu frustrado após a Austrália ter colocado um fim na série de vitórias do Japão
O Japão tinha vencido todas as suas nove partidas na qualificação para o Mundial de 2026 sem sofrer qualquer golo até Shogo Taniguchi ter atirado a bola para a sua própria baliza no Estádio de Saitama para dar vantagem à Austrália.
A equipa de Moriyasu salvou um ponto de um jogo que dominou quando Cameron Burgess, da Austrália, desviou o cruzamento rasteiro de Keito Nakamura para lá do próprio guarda-redes, a 14 minutos do fim, para garantir que o Japão continua no caminho certo para a oitava participação consecutiva no Campeonato do Mundo.
"Sinto-me frustrado", disse Moriyasu, que levou o Japão à fase a eliminar do Campeonato do Mundo de 2022. "Queríamos ganhar os três pontos e deixar os nossos adeptos felizes. Até agora, tínhamos chegado a este ponto sem sofrer um golo e, esta noite, sofremos um golo, um golo contra. Podíamos ter caído a pique a partir desse momento, mas os nossos jogadores aguentaram e mantiveram a calma para melhorar o nível de jogo e alcançar a Austrália. Aceitaram a realidade e continuaram a jogar. O resultado é uma desilusão, mas posso avaliar o processo que os nossos jogadores seguiram durante o jogo."
O Japão lidera o Grupo C com 10 pontos após quatro jogos, com Austrália, Arábia Saudita e Bahrein todos com cinco, enquanto as equipes lutam pelas duas vagas automáticas do grupo para a final na América do Norte.
O próximo compromisso dos Samurais Azuis é uma viagem a Jacarta no dia 15 de novembro para enfrentar a Indonésia, que empatou os três primeiros jogos antes de perder por 2 a 1 para a China na terça-feira.
"Aprendemos que é difícil continuar vencendo na fase final de classificação", disse Moriyasu: "Depois de termos defrontado a Austrália hoje, voltámos a perceber que não é nada fácil ganhar nestas eliminatórias finais. Vamos nos preparar bem e encarar uma partida de cada vez."