Mundial-2026: Paulo Bento volta às vitórias, Taremi ajuda Irão com três assistências, China volta a sonhar
Bahrain 0-1 China
A seleção chinesa chegou a seis pontos em cinco jogos com o golo de Zhang aos 90+1 minutos do segundo tempo. Com o resultado, a equipa de Branko Ivankovic igualou aos australianos e sauditas e ficou a quatro pontos do Japão no Grupo C, já que as eliminatórias estão chegando à metade.
Os chineses reacenderam as esperanças de participar no Campeonato do Mundo pela primeira vez desde 2002, quando Zhang marcou para derrotar o Bahrein com um golo à queima-roupa, momentos depois de os anfitriões terem visto o golo de Ali Haram ser anulado pelo VAR por fora de jogo.
A vitória da China deixa a equipa empatada com a Austrália e a Arábia Saudita, que somaram um ponto cada no Estádio Retangular de Melbourne. Os australianos continuam a manter o segundo lugar do grupo com a mesma diferença de golos da Arábia Saudita de Renard e a China está em quarto. O Bahrein é o quinto classificado com cinco pontos.
O Japão lidera com 10 pontos e enfrenta a Indonésia, última colocada, em Jacarta na sexta-feira.
Os dois primeiros de cada um dos três grupos das eliminatórias asiáticas avançam automaticamente para o Mundial-2026 na América do Norte, enquanto o terceiro e o quarto colocados passam para outra fase das eliminatórias.
Coreia do Norte 2-3 Irão
O Irão, líder do Grupo A, sobreviveu a um susto no segundo tempo para derrotar a Coreia do Norte por 3-2, depois de sofrer dois golos após o cartão vermelho de Shojae Khalilizadeh aos 51 minutos.
O Irão consolidou a sua posição no topo do Grupo A depois de a equipa de Amir Ghalenoei ter sobrevivido a uma segunda parte turbulenta para derrotar a Coreia do Norte num jogo de cinco golos no Estádio Nacional do Novo Laos, em Vientiane.
Mehdi Ghayedi colocou os visitantes em vantagem aos 29 minutos e dois golos de Mohammad Mohebi em quatro minutos deram aos iranianos uma vantagem confortável ao intervalo. Todos com a assistência de Mehdi Taremi
Mas a expulsão de Khalilzadeh por falta sobre Ri Jo Guk mudou o jogo.
Mehdi Taremi marcou um golo na própria baliza aos 56 minutos e Kim Yu Song fez o segundo para os coreanos três minutos depois. Aos 67 minutos, Taremi foi travado por Kang Ju Hyok na marca de grande penalidade e o avançado do Inter Milão acertou na barra, enquanto o Irão se agarrava à vitória.
Emirados Árabes Unidos 3-0 Quirguistão
Ainda no Grupo A, os Emirados Árabes Unidos, orientados por Paulo Bento, voltaram os triunfos e reentraram na luta qualificação. Suhail (15’) e Marcus Meloni (35’) começaram a construir a vantagem no primeiro tempo, com o autor do primeiro golo a bisar aos 89’.
Feitas as contas, os Emirados Árabes Unidos somam agora sete pontos e estão no terceiro lugar a três do Uzbequistão, primeira equipa em zona de apuramento direto. O Quirguistão está com três pontos, na quinta posição.