Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial-2026: Peru continua sem vencer e Colômbia mantém invencibilidade (1-1)

A ligação Luis Díaz-James Rodríguez dá frutos
A ligação Luis Díaz-James Rodríguez dá frutosERNESTO BENAVIDES / AFP
O intenso jogo, correspondente à sétima jornada da fase de qualificação sul-americana para o Mundial-2026, entre Peru e Colômbia, terminou empatado sem golos.

O Peru começou o jogo de forma desesperada, jogando um bom futebol coletivo para se aproximar perigosamente da área colombiana e aplaudido pelos milhares de adeptos que lotaram o Estádio Nacional. Com dois remates dos avançados Gianluca Lapadula e Alex Valera, a equipa inca começou a ameaçar a baliza de Camilo Vargas.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Aos 11 minutos, um camecamento de Valera obrigou Vargas a uma boa intervenção, na sequência de um canto cobrado por Sergio Peña, ex-jogador do Tondela.

Sem James Rodríguez desde o início da partida, os Cafeteros resistiram ao ataque peruano defendendo-se bem e contando com as jogadas de bola parada e os contra-ataques de Luis Díaz e Jhon Córdoba para criar situações de perigo.

Aos 24 minutos, Lapadula abriu o marcador, mas o árbitro uruguaio Esteban Ostojich anulou o golo por fora de jogo. A decisão gerou descontentamento entre os adeptos, mas o jogador estava claramente fora de jogo.

Após a meia hora inicial, a equipa de Néstor Lorenzo conseguiu impor-se melhor e posicionar-se no meio-campo para criar mais volume ofensivo em direção à baliza de Pedro Gallese.

Ambas as equipas procuravam inaugurar o marcador, mas voltaram para os balneários sem golos marcados.

Na segunda parte, a equipa treinada pelo uruguaio Jorge Fossati, que não esteve no banco devido a uma sanção da Conmebol, manteve a pressão sobre o adversário. Os visitantes mexeram nas suas peças tácticas e fizeram sobressair o seu bom jogo ofensivo com James Rodríguez, que entrou na segunda parte.

Com jogadas de bola parada de James, os finalistas da Copa América começaram a criar mais situações de perigo.

No entanto, aos 68 minutos, o defesa Alexander Callens fez o 1-0 com um remate de pé direito à queima-roupa que Vargas não conseguiu segurar a partir de um cruzamento do lado direito do campo feito por Peña.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore

Lorenzo reagiu rapidamente e fez mais duas alterações para agitar a sua equipa, numa tentativa de manter a invencibilidade na qualificação. Os colombianos carregaram no acelerador e encurralaram o adversário à procura do empate, com vários remates à baliza que Gallese controlou. Até que, aos 75 minutos, uma cabeçada de Durán passou por cima da trave.

O treinador adjunto de Fossati, o uruguaio Leonardo Martins, fez duas alterações para reforçar a sua equipa, mas, aos 82 minutos, Luis Diaz fez o 1-1 após um pontapé de canto de James. Os homens de Lorenzo tentaram uma reviravolta, mas sem sucesso.