Mundial-2026: Raphinha abre caminho para a vitória do Brasil contra o Peru (4-0)
Recorde as incidências da partida
O Brasil cumpriu o seu dever nesta pausa internacional, com duas vitórias em dois jogos e subiu na tabela. A seleção brasileira é a quarta classificada, com os mesmos 16 pontos do Uruguai, mas perde no critério de desempate.
Diante de uma frágil seleção peruana, que pouco trabalho deu a Ederson, o Brasil impôs o seu melhor ritmo, especialmente na etapa final com as entradas de Andreas Pereira e Luiz Henrique. Eles precisaram de quatro minutos para marcar duas vezes e ampliar a vantagem brasileira.
Se faltaram jogadas mais trabalhadas, a individualidade e o talento dos atletas brasileiros foram suficientes para colocar o Peru em sentido. O resultado esteve longe de empolgar, mas foi importante tendo em vista a pressão sofrida pelo conjunto canarinho.
Uma noite que ainda trouxe uma primeira oportunidade ao médio Matheus Pereira, do Cruzeiro, através da estreia com a camisola da seleção principal.
Já o Peru voltou à sua rotina de dissabores nas Eliminatórias. Um futebol muito pobre que faz jus à posição. Os Incas aparecem em penúltimo lugar, com seis pontos, um a mais que o Chile.
Raphinha com mira afinada dos onze metros
Pela terceira vez na carreira, Raphinha marcou dois golos no mesmo jogo com a camisola da seleção brasileira. O jogador do Barcelona abriu o ativo contra o Peru, através de dois golos de grande penalidade.
O primeiro saiu numa etapa inicial um pouco mais morosa. A seleção controlou facilmente o Peru, mas o golo teimava em não sair. Aos 23 minutos, o próprio Raphinha esteve perto de abrir o marcador ao mandar uma bola na trave.
Só que a oportunidade voltou a sorrir para o jogador aos 37 minutos, quando a equipa de arbitragem assinalou penálti em toque de mão de Zambrano dentro da área. O camisola 11 brasileiro cobrou com categoria e abriu o placar.
No segundo tempo, aos oito minutos, um novo penálti para o Brasil, desta vez em cima de Savinho. Raphinha voltou a bater com categoria e celebrou perante os adeptos.
Melhor no segundo tempo, o Brasil contou com alterações precisas de Dorival para dominar o adversário e construir a goleada. Andreas Pereira e Luiz Henrique entraram muito bem no jogo. Aos 70', Andreas marcou um golo magistral em assistência de Luiz Henrique. Depois, aos 73', foi a vez do avançado botafoguense celebrar, fazendo outro belo golo e fechando a conta.