Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial-2026: Sauditas querem mudar de rumo com o velho amigo Renard, em duelo decisivo contra a Austrália

Klaas-Jan ter Veen/Reuters
Hervé Renard no banco da Arábia Saudita durante o Mundial
Hervé Renard no banco da Arábia Saudita durante o MundialKieran McManus / Shutterstock Editorial / Profimedia
A Austrália espera que Herve Renard não faça a sua velha magia no seu regresso ao comando técnico da Arábia Saudita, quando as equipas se defrontarem no decisivo jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo, no Estádio Retangular de Melbourne, esta quinta-feira.

Embora Renard tenha sido o responsável pela impressionante vitória da equipa saudita sobre a Argentina, que viria a ser campeã, no Campeonato do Mundo de 2022, é visto com desdém na Austrália, por ter destruído as esperanças dos Socceroos de se qualificarem automaticamente para o Catar. Um empate sem golos em Sydney, em 2021, e uma vitória em casa por 1-0 sobre a Austrália, no ano seguinte colocaram, a equipa de Graham Arnold na perigosa rota dos play-offs para ganhar o seu bilhete para o Catar.

O futebol australiano vingou-se no ano passado, quando as Matildas eliminaram a França de Renard nos penáltis, nos quartos de final do Campeonato do Mundo Feminino.

Qualificação direta

A Austrália está em segundo lugar no Grupo C, dividindo cinco pontos com a Arábia Saudita e o Bahrein, mas à frente dos dois países pela diferença de golos. O jogo de quinta-feira poderá ter um papel importante na decisão das equipas que se qualificam diretamente para a fase final de 2026 na América do Norte. O Japão lidera a tabela com cinco pontos e pode garantir uma das duas vagas diretas para o espetáculo mundial.

A Austrália tem tido o seu próprio "salto de novo técnico" sob o comando de Tony Popovic, que colocou a campanha de classificação dos Socceroos de volta nos trilhos com uma vitória de 3-1 sobre a China, e um belo empate 1-1 com o Japão na última partida. Antes disso, a Austrália sofreu uma rara derrota em casa contra o Bahrein e ficou no 0-0 com a Indonésia, forçando Arnold a demitir-se após uma tempestade de críticas.

Discordância

A Arábia Saudita quer mudar de rumo depois de se separar do italiano Roberto Mancini, após a derrota por 2-0 com o Japão e o empate 0-0 com o Bahrein. Renard conhecerá boa parte da seleção que herdou e espera ter um melhor relacionamento com os jogadores mais velhos, depois de relatos de discórdia sob o comando de Mancini.

Considerando o histórico negativo dos Falcões Verdes em jogos fora de casa e a recente falta de habilidade para marcar golos, Renard e os seus jogadores provavelmente ficarão satisfeitos com um empate contra a Austrália, antes de viajarem para a Indonésia na próxima terça-feira.

O defesa australiano Cameron Burgess disse aos repórteres, esta quarta-feira, que eles estão a prepara-separa o inesperado.

"Podemos ter coisas diferentes contra nós", afirmou.

"Eles têm um novo treinador e uma forma diferente de jogar. Eles já experimentaram esse treinador antes, por isso estão familiarizados uns com os outros. Então, sim, há coisas a considerar e, claro, mais importante, o que podemos fazer para prejudicá-los", acrescentou.

Siga o Austrália - Arábia Saudita no Flashscore