Mundial-2026: Senegal e Tunísia mantêm-se no topo da qualificação africana
Tanto o Senegal como a Tunísia estiveram entre os cinco representantes africanos na última edição do Campeonato do Mundo, no Catar, e são favoritos para se qualificarem novamente para o torneio que será coorganizado pelo Canadá, México e Estados Unidos em 2026.
Habib Diallo marcou aos 27 minutos - cabeceando um longo cruzamento de Pape Matar Sarr - para colocar o Senegal no topo do Grupo B, com a vitória em Nouakchott, apesar de não contar com Sadio Mane e Nicolas Jackson por lesão.
Mauritânia 0-1 Senegal
O jogo teve um longo atraso depois de os adeptos da casa, frustrados, terem atirado objetos para o relvado durante a segunda parte e a partida ter sido interrompida.
O Senegal tem um ponto a mais que o Sudão e a República Democrática do Congo na classificação do grupo.
Os congoleses venceram o Togo por 1-0 em Kinshasa, com o golo de Meshack Elia aos seis minutos a ser decisivo.
A Tunísia tinha sido derrotada pela Namíbia na fase final da Taça das Nações Africanas em janeiro e esteve perto de perder novamente no jogo disputado em Soweto, na África do Sul, porque a Namíbia não tem um local adequado para jogar em casa.
A Namíbia teve a bola na baliza aos 14 minutos, quando o pontapé livre de Deon Hotto foi desviado pelo guarda-redes tunisino Bechir Said e rematado pelo defesa-central Charles Hambira.
Namíbia 0-0 Tunísia
Mas o árbitro mauritano Dahane Beida decidiu que o guarda-redes tinha feito falta depois de ter desviado a bola, apesar de as repetições televisivas sugerirem que o contacto foi mínimo.
A Tunísia tem dois pontos de vantagem no Grupo H sobre a Namíbia, com a Libéria a um ponto do terceiro lugar.
A Libéria precisou de um golo de Sheikh Sesay no último minuto para vencer São Tomé e Príncipe por 1-0 no seu jogo em Oudja, Marrocos. São Tomé e Príncipe perdeu as quatro partidas que disputou no Grupo H.
Djibuti conquistou o seu primeiro ponto no Grupo A ao empatar 1-1 com a vizinha Etiópia.
Na segunda-feira, serão disputados mais oito jogos de qualificação em África.
Há nove grupos nas eliminatórias africanas e os vencedores dos grupos avançam para a fase final de 2026, na América do Norte. Os quatro melhores segundos classificados terão a oportunidade de se apurar através de play-off.