Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial-2026: Son quer Coreia do Sul concentrada na visita à China

Son teme o desafio da China
Son teme o desafio da ChinaAFP
A Coreia do Sul desloca-se à China na terça-feira para a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, com Son Heung-min a alertar a equipa de que tem de manter a calma perante um estádio que vai ter lotação esgotada.

O confronto em Shenzhen, perto da fronteira com Hong Kong, refere-se à segunda jornada da segunda fase de qualificação para o Campeonato do Mundo na América do Norte.

Entre outros jogos de destaque, a Austrália defronta a Palestina no Kuwait, o Japão desloca-se a Jeddah para defrontar a Síria, o Irão joga fora com o Uzbequistão e a Índia recebe o Catar, orientado por Carlos Queiroz.

A Coreia do Sul goleou Singapura por 5-0 na quinta-feira para iniciar a sua campanha de qualificação, com o capitão e avançado do Tottenham, Son, a marcar um golo de fora da área. Os sul-coreanos estão no topo do Grupo C com três pontos, tal como a China, que marcou a 16 minutos do fim para garantir a vitória por 2-1 na Tailândia.

A Coreia do Sul de Jurgen Klinsmann é a favorita em Shenzhen, mas Son avisou: "Penso que as equipas asiáticas vão tentar ser físicas contra nós, e talvez a sua estratégia passe por nos irritar. Só temos de nos certificar que não somos arrastados para esse tipo de coisas e que nos mantemos fiéis ao nosso plano de jogo".

Mais de 40.000 pessoas vão encher o estádio do Centro Desportivo da Universidade de Shenzhen para o jogo.

O Presidente Xi Jinping tem grandes ambições para o futebol chinês, incluindo acolher e até ganhar um dia o Campeonato do Mundo, mas a China só chegou ao torneio uma vez, em 2002. A seguir à vitória sobre a Tailândia, Xi - num momento invulgarmente reservado - foi visto em vídeo a dizer ao primeiro-ministro tailandês, Srettha Thavisin, que a China tinha tido "sorte".

Independentemente do resultado de terça-feira, a Coreia do Sul e a China deverão qualificar-se para a próxima fase, onde serão entregues os bilhetes para o Mundial-2026. Os dois primeiros de cada um dos nove grupos passam à fase final das eliminatórias asiáticas.

O stress da guerra

A Austrália e o Japão, que tal como a Coreia do Sul chegaram aos oitavos de final do Campeonato do Mundo de 2022 no Catar, também começaram com o pé direito as campanhas de qualificação.

Os Socceroos golearam Bangladesh por 7-0 no Grupo I, com o suplente Jamie Maclaren a fazer um hat-trick no segundo tempo em Melbourne. A seleção enfrentará um teste mais difícil contra a Palestina na Cidade do Kuwait e o técnico Graham Arnold disse que os preparativos foram "bastante estressantes" devido ao pano de fundo do conflito entre Israel e Hamas.

Mas a mensagem foi clara - foco no futebol - e a Austrália fretou um voo direto de Melbourne para o Kuwait para ter o máximo de tempo possível para se preparar.

A Palestina iniciou a campanha com um empate sem golos com o Líbano.

No Grupo B, Ayase Ueda também marcou três golos e o Japão iniciou a sua tentativa de chegar ao oitavo Campeonato do Mundo consecutivo com uma vitória por 5-0 sobre Myanmar.

A seleção japonesa também terá um desafio muito mais difícil contra a Síria, que derrotou a Coreia do Norte por 1-0.