Mundial-2026: Uruguai perde no Peru (1-0)
Peru 1-0 Uruguai
O golo da primeira vitória neste papuramento da seleção inca foi marcado com um cabeceamento do defesa Miguel Araújo, aos 88 minutos do jogo disputado no Estádio Nacional.
O Uruguai está agora em terceiro lugar com 15 pontos e a Argentina em terceiro lugar com 19 pontos, enquanto o Peru subiu para o penúltimo lugar com seis pontos.
"Precisávamos de uma vitória para que todo o grupo saísse da parte de baixo da tabela. Estamos felizes por esta vitória", disse o defesa Carlos Zambrano após a partida.
A Celeste, por sua vez, chegou a Lima em uma semana de turbulência, depois que Luis Suárez, maior artilheiro da história do Uruguai e que se aposentou da seleção em setembro, criticou a abordagem do técnico Marcelo Bielsa para o jogo.
Com uma das últimas oportunidades de gol em jogo, o Peru começou a partida a pressionar com intensidade, mas encontrou os adversários uruguaios bem organizados defensivamente
Os peruanos encontraram a baliza do guarda-redes Sergio Rochet com facilidade no primeiro quarto de hora.
Com várias ausências por suspensão, a Celeste recuperou e, a partir do minuto 15, propôs um estilo de jogo mais ofensivo com a ajuda de Darwin Núñez, que beneficiou de uma autorização do TAD para jogar apesar de ser um dos jogadores suspensos, e do cerebral Federico Valverde (Real Madrid) para ganhar terreno e colocar a equipa peruana no seu próprio campo.
Com um bom toque de bola, a equipa de Charrúa começou a controlar o jogo e a gerar mais volume ofensivo, aproveitando os erros defensivos e a falta de concentração que a defesa peruana começou a demonstrar.
Após os primeiros 30 minutos, o Peru recuperou a sua identidade de jogo coletivo para empurrar o Uruguai para trás e procurar o seu primeiro golo. Aos 43 minutos, o remate de longa distância do médio Sergio Peña com o pé direito foi bem controlado por Rochet.
Na segunda parte, a equipa treinada pelo argentino Bielsa entrou com os mesmos argumentos ofensivos para levar os três pontos para casa e subir posições na qualificação para o Mundial. El loco Bielsa mexeu no seu banco e fez entrar o avançado Facundo Pellistri, de 22 anos.
A equipa peruana voltou a controlar o jogo a partir dos 55 minutos, com contra-ataques rápidos de "orelhas" Flores e Valera. Aos 60 minutos, o remate de pé direito do avançado Andy Polo foi defendido por Rochet.
O uruguaio Jorge Fossati, atual treinador do Peru e que também já treinou a sua seleção no passado, fez duas alterações aos 70 minutos para tentar reforçar a sua equipa e tentar obter a primeira vitória nas eliminatórias. Com as mudanças, o Peru manteve a Celeste na corda bamba, que se fechou bem até que a Blanquirroja encontrou o gol do empate.
Aos 88 minutos, o defesa Miguel Araujo abriu o marcador para o Peru. O golo surgiu de um passe do médio Piero Quispe, que entrou na segunda parte.
O tento levou os milhares de adeptos presentes no Estádio Nacional ao delírio, ansiosos por aplaudir a primeira vitória do Peru nas eliminatórias e sair do estádio de cabeça erguida. Na 10.ª jornada, o Peru visitará o Brasil no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e o Uruguai receberá o Equador em Montevidéu.