Mundial-2026: Wissa marca na vitória do Congo (2-0) sobre a Mauritânia no arranque da qualificação
Recorde as incidências da partida
Wissa colocou os anfitriões em vantagem aos 62 minutos, num estádio de Kinshasa com 80.000 lugares, e o suplente Theo Bongonda aumentou a vantagem a nove minutos do fim.
A RD Congo triunfou no Grupo B no dia de abertura da qualificação em África para o Campeonato do Mundo de 2026, que terá lugar no Canadá, México e Estados Unidos.
Wissa inaugurou o marcador na capital congolesa com um remate certeiro à queima-roupa, que ultrapassou o guarda-redes Babacar Niasse, depois de um passe de longa distância e duas trocas de bola perfeitas, que o deixaram livre na área.
O guarda-redes congolês Lionel Mpasi fez um lançamento longo para Bongonda no círculo central, que correu para a frente, contornou Niasse e marcou para selar a vitória.
Os golos foram escassos no dia de abertura de um calendário de 263 jogos, que se estende até novembro de 2025, com todos os nove vencedores do grupo a garantirem a qualificação.
O antigo avançado Emilio Nsue marcou aos 67 minutos para dar à Guiné Equatorial uma vitória por 1-0 sobre a Namíbia no Grupo H, em Malabo.
Recorde o Guiné-Namíbia
O Zimbabué empatou 0-0 com o Ruanda, em Butare, no seu regresso ao futebol internacional, depois de ter sido impedido pela FIFA de participar na qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2024, devido a interferências políticas.
Recorde o Ruanda-Zimbabué
Os zimbabueanos estiveram mais perto de vencer o jogo do Grupo C, com um remate de Prince Dube a passar ao lado do poste durante a primeira parte.
Na quinta-feira serão disputados mais oito jogos de qualificação, com as potências Argélia, Egito e Nigéria entre as equipas em ação.