Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial-2034: Arábia Saudita aposta em curtas distâncias e deixa em aberto a possibilidade de ser no inverno

O troféu que será erguido em Riade
O troféu que será erguido em RiadeMike Egerton/PA Images/Profimedia
O Campeonato do Mundo de 2034 pode voltar a ser disputado no inverno, devido às temperaturas de verão no Médio Oriente. Para já, é certo que vai ser compacto no que toca a distâncias.

Hammad Albalawi, responsável pela candidatura da Arábia Saudita, explicou numa entrevista ao grupo de comunicação Münchner Merkur/tz que o reino do deserto pretende "reavivar o conceito de um Campeonato do Mundo compacto". Albalawi mostrou-se igualmente aberto a conversações sobre o adiamento do evento para o inverno, devido às elevadas temperaturas registadas no verão.

"Os adeptos, que anteriormente tinham de viajar durante horas de comboio de alta velocidade ou de outros meios de transporte, vão poder desfrutar de um Campeonato do Mundo que exige menos deslocações ", afirmou Albalawi: "Os dois estádios mais distantes ficam a duas horas de voo."

Quando questionado sobre as altas temperaturas, que frequentemente ultrapassam os 40 graus Celsius durante as datas habituais do Campeonato do Mundo, em junho e julho, Albalawi referiu-se aos regulamentos do processo de candidatura da FIFA. "A decisão sobre o calendário do evento será tomada mais tarde e envolverá não apenas o país anfitrião, mas todas as confederações e outros membros", disse o chefe da candidatura: "Estamos ansiosos por este diálogo construtivo." O Catar só acolheu o Campeonato do Mundo de 2022 em novembro e dezembro devido a preocupações semelhantes.

Apesar de todas as críticas à situação dos direitos humanos no país, a Arábia Saudita tem sido considerada uma aposta segura para acolher o Campeonato do Mundo, o mais tardar, dentro de dez anos, desde a apresentação oficial do dossiê de candidatura no final de julho.