Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nova Zelândia vence Taiti (3-0) na estreia das eliminatórias para o Mundial

Nova Zelândia venceu por 3-0 na estreia
Nova Zelândia venceu por 3-0 na estreiaREUTERS / Anthony Phelps
Chris Wood (32 anos) marcou o seu 35.º golo internacional e a Nova Zelândia começou bem a sua caminhada em busca de um lugar no Campeonato do Mundo de 2026, com uma vitória por 3-0 sobre o Taiti, no Grupo B da segunda ronda das eliminatórias da Oceânia, esta sexta-feira.

Recorde as incidências da partida

Resultado e marcadores
Resultado e marcadoresFlashscore

Os All Whites têm sido a força dominante no futebol da Oceânia desde que a Austrália se transferiu para a confederação asiática em 2006, mas ficaram aquém dos playoffs intercontinentais nas suas últimas três tentativas de qualificação para o Campeonato do Mundo.

O torneio alargado de 2026, no entanto, significa passagem direta para a melhor equipa da Oceânia e os neozelandeses sabem que vencer cinco jogos de qualificação lhes garantirá uma terceira viagem à fase final, depois de 1982 e 2010.

A jornada que a Nova Zelândia espera que os leve a estádios lotados do Mundial nos Estados Unidos, Canadá e México daqui a dois anos começou esta sexta-feira, diante de um punhado de espectadores, muitos sentados em bancos de grama, em Port Vila, Vanuatu.

O avançado Eli Just deu aos All Whites o início perfeito, ao balançar a rede à entrada da área aos 90 segundos de jogo no Estádio Freshwater.

No restante da primeira parte, o Taiti fez um bom trabalho, colocando homens atrás da bola e frustrando os neozelandeses, que recorreram a passes especulativos para a cabeça do capitão Wood.

A frustração continuou para a Nova Zelândia até os 67 minutos, quando o lateral Sam Sutton acertou o alvo num canto da direita e Wood mandou a bola para o fundo das redes à entrada da área.

Wood saiu pouco depois e Ben Waine marcou o terceiro golo a um minuto do fim do jogo, aproveitando um desvio do colega de equipa Matt Garbett e rematando à queima-roupa.

"Conseguimos fazer o trabalho que precisávamos. Ganhámos o jogo. Conquistamos os três pontos", disse o técnico da Nova Zelândia, Darren Bazeley.

"Sair de casa para esses ambientes é um desafio. Então, foi uma navegação bastante segura", acrescentou.

A Nova Zelândia receberá Vanuatu em Hamilton no dia 15 de novembro, antes da última partida do grupo contra Samoa na mesma cidade, três dias depois.

As duas melhores seleções de cada um dos dois grupos passarão para a terceira fase das eliminatórias, um torneio a eliminar de quatro equipas, na Nova Zelândia, em março do ano que vem, que decidirá que país ficará com a vaga automática para a Copa do Mundo.

Nos jogos de abertura do Grupo A, disputados em Suva na quinta-feira, as Fiji venceram as Ilhas Salomão por 1-0 graças a um golo de Roy Krishna e a Nova Caledónia derrotou a Papua Nova Guiné por 3-1.