Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quénia vai jogar fora os jogos de qualificação para o Mundial contra Burundi e Costa do Marfim

Dennis Mabuka
Quénia defronta o Burundi e a Costa do Marfim em junho
Quénia defronta o Burundi e a Costa do Marfim em junhoAFP
Os quenianos vão ser privados da oportunidade de ver a sua seleção nacional jogar nos próximos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo, depois de o governo ter emitido um aviso para encerrar o Estádio Nacional Nyayo para obras de renovação.

O estádio, com capacidade para 45.000 espectadores, situado a poucos quilómetros da capital do Quénia, Nairobi, era o único local até então aprovado pela FIFA e pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para receber jogos de nível internacional.

Estádio Nyayo encerrado para obras de renovação

No entanto, na terça-feira, o Ministério dos Desportos confirmou em comunicado que o estádio será encerrado por um período indeterminado imediatamente após o Clássico Kip Keino, a 22 de abril de 2024, e o dérbi da Primeira Liga da FKF entre o Gor Mahia e o rival AFC Leopards, a 23 de abril, para ser submetido a uma remodelação, conforme recomendado pela CAF.

O governo disse ainda que esta medida é uma preparação para acolher o Campeonato Africano das Nações (CHAN) de 2024, em setembro, sendo o local escolhido como anfitrião oficial.

"O Quénia, juntamente com o Uganda e a Tanzânia, foi honrado com a responsabilidade de co-organizar o CHAN de 2024, provisoriamente agendado para setembro de 2024. O Estádio Nacional Nyayo foi designado como o local oficial de acolhimento do CHAN do Quénia, após consultas com a Confederação Africana de Futebol (CAF)", lê-se numa parte do comunicado do Ministério dos Desportos obtido pelo Flashscore.

"O empreiteiro identificado para melhorar o Estádio Nyayo para o CHAN de 2024 e como instalação de apoio para o AFCON de 2027 iniciará os trabalhos acelerados imediatamente após a conclusão do Kipchoge Keino Classic, a partir de 22 de abril de 2024", acrescenta a nota oficial.

Com Nyayo encerrado e o Estádio Kasarani já em obras de renovação para a Taça das Nações Africanas de 2027, que será organizada conjuntamente pelo Quénia, pela Tanzânia e pelo Uganda, o Governo confirmou as conversações entre a Federação de Futebol do Quénia (FKF), o Ministério dos Desportos, a FIFA e a CAF para determinar o local dos dois próximos jogos internacionais do Harambee Stars.

"O Governo do Quénia, através do Ministério dos Desportos e da Federação de Futebol do Quénia (FKF), está em consulta com a CAF e a FIFA sobre o local dos próximos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de Futebol das Estrelas do Harambee (dias 3 e 4), agendados para 3 e 11 de junho de 2024 contra o Burundi e a Costa do Marfim", explica o comunicado.

O que diz a FKF sobre o encerramento de Nyayo?

O mais recente desenvolvimento deixou a FKF à procura de uma solução, com o diretor executivo Barry Otieno a afirmar que será forçada a encontrar o caminho a seguir para preparar os dois jogos de qualificação.

"Ainda não temos uma solução, começámos a procurar alternativas, temos de arranjar um plano B e, na próxima semana, as coisas ficarão claras quanto ao local onde vamos disputar os dois jogos", disse Otieno ao Flashscore.

O estádio deve atingir os padrões da categoria quatro após a renovação e algumas das obras de preparação para o CHAN podem incluir a colocação de uma nova superfície de jogo, a montagem de projetores para o futebol noturno, a modificação da área VIP, a ventilação dos balneários, o centro de imprensa e a tribuna, a tecnologia de bilhética, a sala do árbitro assistente de vídeo (VAR) e a sala médica.

Além de Nyayo, o Governo confirmou que a construção do novo Talanta Sports City, com capacidade para 60.000 espectadores, e a renovação do Estádio Kasarani, estavam a decorrer como previsto.

"O caminho para o Campeonato Africano de Futebol de 2027 está a ser percorrido a bom ritmo, com a construção da Cidade Desportiva de Talanta a avançar como previsto. Além disso, a modernização do Estádio Kasarani está a decorrer de acordo com o calendário previsto", acrescenta o comunicado.

"Estes dois estádios são os principais locais de acolhimento do Quénia para o Campeonato Africano de Futebol de 2027, que temos o prazer de acolher juntamente com os nossos vizinhos Uganda e Tanzânia", conclui a nota.

Quais foram as reações dos quenianos?

Em entrevista recente, o presidente da FKF, Nick Mwendwa, prometeu aos adeptos quenianos que o principal objetivo da federação era que as duas partidas contra os Swallows e os Elephants fossem disputadas no país.

"Estou muito feliz com o facto de o Harambee Stars disputar os nossos jogos em casa, no nosso próprio território, e todos os adeptos quenianos têm de se preparar para vibrar quando o Harambee Stars se preparar para conquistar o campo", disse Mwendwa.

"Estes são os jogos que os quenianos não podem perder. Os nossos rapazes precisam do nosso apoio e mal podem esperar por junho", acrescentou.

Com os últimos acontecimentos, o ex-avançado do Harambee Stars, Elijah Onsika, insiste que a decisão está além da FKF porque Nyayo pertence ao governo.

"A FKF não pode fazer nada numa situação destas, não tem o seu recinto, Nyayo pertence ao governo e o governo decidiu renová-lo, por isso têm de encontrar uma solução e isso deve ser feito rapidamente para tranquilizar os jogadores", disse Onsika ao Flashscore.

"Mas é lamentável, porque os Harambee Stars vão ser obrigados a jogar fora do país, merecem o apoio dos seus adeptos, e jogar fora de casa já é uma grande desvantagem para a equipa, pois não terão o apoio da casa para os apoiar", acrescentou.

Onsika pediu à FKF para garantir um local de fácil acesso para os adeptos quenianos: "Talvez possam tentar a Tanzânia ou o Uganda como alternativa, porque aqui muitos adeptos podem viajar para apoiar a equipa".

Os sentimentos de Onsika foram partilhados pelo presidente do Kakamega Homeboyz, Cleophas Shimanyula.

"É doloroso para os adeptos quando não têm a oportunidade de ver e torcer pela sua seleção, mas a melhor maneira agora é a FKF arranjar um local perto do Quénia, onde os interessados possam viajar, especialmente por estrada, para assistir", afirmou ao Flashscore. 

Quénia ainda não disputou eliminatórias em casa

O Quénia iniciou as eliminatórias do Grupo F com um jogo fora de casa, contra o Gabão, no Stade de Franceville, que perdeu por 2-1 a 16 de novembro de 2023, antes de recuperar e golear as Seychelles por 5-0 no Stade Felix Houphouet-Boigny, na Costa do Marfim, a 20 de novembro de 2023.