Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rússia traça plano para marcar presença no Mundial-2030

Bruno Henriques
Valeryi Karpin é o selecionador russo
Valeryi Karpin é o selecionador russoMikhail Shapaev/RFU
Esta sexta-feira, a Federação Russa de Futebol (RFU) tornou público um plano para a equipa nacional. Objetivo é estar presente no Mundial que vai ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos.

Sancionada pela UEFA desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Rússia não tem competido a nível internacional. Quer a seleção, quer os clubes estão impedidos de participar em provas sob alçada do organismo europeu e da FIFA, sendo que só muito recentemente tiveram um particular com uma seleção de destaque: a Sérvia.

Contudo, a RFU começa já a planear um futuro em que olha para o regresso às provas oficiais. Esta sexta-feira, a federação local anunciou as bases de um projeto que permita ter a seleção pronta para competir na qualificação para o Mundial-2030, que vai arranca em 2028.

Entre as decisões principais estão um mínimo de 10 particulares por temporada (durante as pausas internacionais), sendo que a aposta é em defrontar equipas dos primeiros 80 lugares do ranking FIFA. Além disso, quer organizar um torneio em solo russo com a participação de equipas qualificadas para o Mundial e/ou outros torneios continentais.

Recorde-se que a Rússia participou pela última vez numa prova internacional em 2021, no Campeonato da Europa. Na altura terminou atrás de Dinamarca e Bélgica, sendo que só venceu a Finlândia. À altura da invasão (e consequente proibição) estava a disputar o play-off para aceder ao Mundial-2022.