Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Snooker: Activistas do clima que atacaram o Campeonato Mundial poupados à prisão

Um manifestante salta para cima de uma mesa durante um jogo do Campeonato do Mundo de Snooker de 2023
Um manifestante salta para cima de uma mesa durante um jogo do Campeonato do Mundo de Snooker de 2023Profimedia
Um juiz poupou dois activistas da Just Stop Oil à prisão no Reino Unido, na quarta-feira, depois de terem sido condenados por perturbarem o Campeonato Mundial de Snooker do ano passado, atirando pó de laranja para uma mesa de jogo.

O juiz Daniel Curtis sentenciou Edred Whittingham, conhecido como Eddie, e a colega Margaret Reid a trabalho comunitário numa audiência de sentença no Tribunal de Sheffield. Ambos têm de cumprir 300 horas de trabalho não remunerado entre si, na sequência das suas condenações pela manifestação no Crucible Theatre de Sheffield, em abril de 2023.

Whittingham interrompeu um jogo da primeira volta saltando para a mesa de snooker e esvaziando um saco de pó laranja sobre o tapete verde, enquanto vestia uma T-shirt "Just Stop Oil".

O júri considerou o jovem de 26 anos, de Exeter, no sudoeste de Inglaterra, culpado de ter causado cerca de 900 libras (mil euros) de danos na mesa, que terá de pagar.

O juiz ordenou-lhe também que pagasse 390 libras (462 euros) de custas judiciais e que cumprisse 25 dias de actividades de reabilitação, para além de 200 horas de trabalho não remunerado.

A ex-trabalhadora de museu Reid, 53 anos, de Cumbria, no noroeste de Inglaterra, tentou atingir a outra mesa de jogo, mas foi impedida pelo árbitro do jogo.

Foi condenada por tentativa de danos criminais e sujeita a 10 dias de exigência de atividade de reabilitação, bem como a 100 horas de trabalho não remunerado e a 390 libras (462 euros) de custos.

Ao sentenciar o par, Curtis observou que "muitas pessoas criticariam" a sua decisão de não os prender, mas avisou que havia perspectivas de reincidência.

"Se continuarem, como parece que vão continuar, a levar a cabo acções que são ilegais, embora sejam expressões do vosso direito de protesto, a prisão não está longe e é quase inevitável", disse.

Whittingham disse aos jornalistas, à saída do tribunal, que estava disposto a ir para a prisão.

"Já estive na prisão duas vezes e isso não nos vai dissuadir porque estamos a enfrentar uma crise climática", afirmou.

A Just Stop Oil quer que o governo do Reino Unido acabe com todas as novas explorações de petróleo e gás e prometeu não abrandar os seus protestos até que isso aconteça.

Nos últimos anos, os seus activistas têm-se dirigido a numerosos eventos de alto nível com acrobacias, incluindo o torneio de ténis de Wimbledon e o British Open de golfe, bem como galerias de arte e museus.