Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial sub-17: Alemanha também ganha títulos a jogar com 10 (3-2)

Alemanha sagra-se campeã mundial sub-17
Alemanha sagra-se campeã mundial sub-17Profimedia
A Alemanha é a nova campeã mundial de sub-17! A equipa germânica esteve a vencer a França por 2-0, mas ficou reduzida a 10 jogadores a meio da segunda parte e permitiu a reação gaulesa. O jogo acabou por ser decidido apenas nos penáltis e no final... ganhou a Alemanha.

As principais incidências da partida

Tal como na meia-final contra o Mali (2-1), os franceses viveram outro cenário digno de Hitchcock no sábado, na final do Campeonato do Mundo de Sub-17 contra a Alemanha. Depois de um início totalmente falhado, os franceses voltaram à segunda parte com outras intenções, conseguindo recuperar de uma desvantagem de dois golos.

A equipa francesa conseguiu dar uma prova de caráter, mas acabou por perder nas grandes penalidades, apesar dos actos heróicos de Paul Argney. 22 anos depois, a sorte não esteve do lado da França pela segunda vez, que perdeu outra final para os alemães no espaço de seis meses.

Superioridade alemã

A primeira parte pertenceu quase por inteiro à Alemanha. A formação germânica foi a equipa que mais tentou e acabou por ser recompensada.

A primeira oportunidade real surgiu na sequência de um canto em que a Alemanha tentou várias vezes abrir o marcador, mas a defesa francesa manteve-se firme. Os alemães continuaram a pressionar a equipa francesa, com quatro tentativas sem sucesso antes dos 20 minutos iniciais. Recuados para o seu meio-campo, os gauleses mantiveram-se firmes, mas não conseguiram sair limpos da pressão e intensidade da Alemanha.

Apesar disso, o primeiro remate à baliza pertenceu à formação de Vannuchi, por Saïmon Bouabré. Nada que assustasse os alemães, longe disso.

Depois de um remate de Darvich aos 23 minutos, Yalçınkaya foi derrubado por Sadi na grande área, o que levou a uma verificação do VAR para assinalar penálti. Paris Brunner converteu-o (28 minutos) e colocou a Alemanha em vantagem no marcador. 

A equipa germânica continuou a carregar e foi para a segunda parte no domínio da partida, embora com uma vantagem curta no marcador.

Reação francesa não chegou aos penáltis

Foi com ideias diferentes que os franceses começaram o segundo tempo, ganhando vantagem nos duelos e conseguindo recuperar a bola em zonas ofensivas. No entanto, a pequena esperança de uma reviravolta francesa durou apenas cinco minutos. A Alemanha acabou por desbloquear a partida aos 51 minutos, quando Darvich rematou bem à entrada da área após um remate defendido por Brunner.

A equipa francesa, no entanto, não tardou a reagir e acabou por reduzir o marcador apenas dois minutos depois, num remate de pé direito de Saimon Bouabré.

O golo motivou a formação gaulesa, que aproveitou o ímpeto e a expulsão de Osawe, aos 68 minutos, para chegar ao empate.

Depois de duas tentativas fracassadas de Sylla, Amougou fez o 2-2 e levou o jogo para o prolongamento.

Ultrapassado o tempo extra, a Alemanha equilibrou a balança desde a zona dos 11 metros. Paul Argney defendeu o primeiro e o quinto pénaltis da equipa alemã, só que Sangui, Meupiyou e Gomis também falharam, permitindo a Kabar fazer o golo da vitória e do título mundial sub-17 para a Alemanha.