Indonésia cancela sorteio do Mundial sub-20 e contestação à partição de Israel sobe de tom
Está instalada a polémica no Campeonato do Mundo de sub-20. Depois de o governador de Bali ter recusado a participação de Israel por conta das polémicas declarações do ministro das Finanças do país europeu, a FIFA explicou que o sorteio da fase de grupos, agendado para a passada sexta-feira foi cancelado.
Oficialmente, não foi dada nenhuma justificação para esta decisão, mas a imprensa local avisa que está ligada à recusa de Wayan Koster em acolher a seleção de Israel em Bali. Uma decisão que tem sido apoiada pelos indonésios que se têm manifestado contra a presença da equipa no país e a favor da Palestina, estado que não é reconhecido pelo atual governo israelita e que tem sido alvo de constantes ataques.
Maior país muçulmano do Mundo, a Indonésia tem registado um crescente apoio à causa palestiniana em termos políticos e que passou agora também para o desporto. Perante esta situação, a organização do Mundial sub-20 pode mudar de mãos e a federação local já avisou para o perigo da mão pesada da FIFA caso essa decisão venha a ser tomada.
Entretanto, a Argentina já se apresentou como alternativa à Indonésia. De acordo com a TyC Sports, a federação do país sul-americano (AFA) está em conversações com a FIFA para garantir uma decisão vantajosa no campo desportivo (desde logo a Argentina passava a disputar a prova, depois de ter falhado a qualificação) e organizacional (seria uma forma de testar a candidatura ao Mundial-2030).