Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Coreia do Norte vence Espanha e conquista pela terceira vez o Mundial de Sub-17

AFP
Coreia do Norte comemora um golo
Coreia do Norte comemora um goloPhoto by Nelson Pulido / AFP
A Coreia do Norte venceu pela terceira vez o Campeonato do Mundo Feminino de Sub-17, disputado este domingo na República Dominicana, ao derrotar na final a Espanha por 4-3 nos penáltis, após um empate 1-1 no tempo regulamentar.

Recorde as incidências da partida

Celia Segura, aos 61 minutos, tinha dado a vantagem às espanholas ao cabecear para o fundo das redes o cruzamento de Paula Comendador.

Jon Il-Chong, que recebeu a "Bola de Ouro" como melhor jogadora do torneio, empatou aos 65 minutos do segundo tempo para as asiáticas, que se tornaram as primeiras tricampeãs da categoria no Estádio Olímpico Felix Sanchez, em Santo Domingo. Jon aproveitou uma má defesa da guarda-redes Laia Lopez para marcar para a baliza vazia.

Ri Kuk-Hyang, Ro Un-Hyang, Jon Il-Chong e Kang Ruy-Mi marcaram para as campeãs no desempate por grandes penalidades, enquanto Jong Pok-Yong falhou. Emma Moreno, Noa Ortega e Celia Segura marcaram para a Espanha, mas Comendador e Iris Santiago falharam.

Como preâmbulo, os Estados Unidos conquistaram o terceiro lugar com uma vitória por 3-0 sobre a Inglaterra, com golos de Kenndey Fuller aos 24, Ainsley McCammon aos 72 e Maddie Padelski aos 90+2.

A Coreia do Norte venceu três das oito edições da Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA desde o início do torneio. O título foi conquistado na primeira edição, em 2008 e em 2016.

A Coreia do Sul em 2010, a França em 2012, o Japão em 2014 e a Espanha em 2018 e 2022 foram os outros campeões.

Como consolação para a Espanha, Pau Comendador ganhou a Bota de Ouro, marcando cinco golos em seis jogos.

A Coreia do Norte é também a atual campeã do Campeonato do Mundo Feminino de Sub-20, um título que conquistou em setembro passado na Colômbia.