Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Japão e Coreia do Norte disputam final histórica do Mundial sub-20

Japão comemora seu segundo gol
Japão comemora seu segundo golPhoto by Nelson Rios / AFP
O Japão venceu os Países Baixos (2-0) na última madrugada nas meias do Mundial Feminino Sub-20 da Colômbia-2024 e disputará o título contra a Coreia do Norte, que derrotou os Estados Unidos (0-1).

Acompanhe as incidências da partida

A equipa japonesa dominou o jogo no estádio Pascual Guerrero, em Cali, mantendo longas sequências de passes em território neerlandês e acertando repetidamente nas redes da guarda-redes Femke Liefting.

Os golos surgiram na segunda parte. Aos 54 minutos, Miyu Matsunaga driblou três adversárias dentro da área, chegou à linha de fundo e cruzou a bola para Manaka Matsukubo rematar de primeira e vencer a guarda-redes Liefting.

Dez minutos mais tarde, após uma revisão do VAR, a árbitra Karen Hernandez anulou uma possível grande penalidade assinalada para a equipa europeia na sequência de uma disputa na área em que a avançada Eva Oude Elberink caiu no chão.

O segundo golo surgiu aos 83 minutos, quando uma pressão alta permitiu a Miku Hayama fazer um passe para a área para Matsukubo, que rematou contra Liefting para fazer o segundo golo.

Os Países Baixos, que chegaram às meias depois de vencer a anfitriã Colômbia numa intensa disputa de penáltis, foi superada durante todo o jogo e teve apenas um remate à baliza, aos 85 minutos.

As japonesas, que contam com a melhor marcadora do torneio, Maya Hijikata, com cinco golos, esperam agora pela Coreia do Norte.

A final será disputada no domingo, no estádio El Campin, em Bogotá.

Final asiática

Mais cedo, também em Cali, a Coreia do Norte derrotou os Estados Unidos, tricampeões mundiais, por 0-1, com golo de Il-Son Choe.

Os Estados Unidos mostraram fragilidades defensivas, especialmente nos contra-ataques das norte-coreanas, que eram rápidas e tinham facilidade para entrar na área.

A guarda-redes Teagan Wy salvou a sua equipa em várias ocasiões de situações que poderiam ter aumentado a vantagem da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte é considerada uma das melhores equipas femininas sub-20. Foi campeã nos Mundiais da Rússia-2006 e da Papua-Nova Guiné-2016 e foi vice-campeã com os Estados Unidos na final do Chile-2008.

As japonesas, por sua vez, buscam seu segundo título. Em 2018 foram campeões depois de vencerem a Espanha por 3-1 na final do torneio disputado em França, enquanto em 2022 foram vice-campeões depois de perderem para a La Roja.

O jogo de atribuição do terceiro lugar será disputado entre os Estados Unidos e os Países Baixos.