Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Thomas Tuchel espera levar a Inglaterra ao sucesso: "Faltam os troféus"

Thomas Tuchel foi apresentado esta quarta-feira como selecionador de Inglaterra
Thomas Tuchel foi apresentado esta quarta-feira como selecionador de InglaterraAdrian Dennis / AFP
Thomas Tuchel (51 anos) disse que a oferta para se tornar selecionador de Inglaterra veio na hora certa, pois pretende acabar com a espera dos Três Leões para ganhar um grande torneio, pela primeira vez desde 1966.

O ex-treinador do Chelsea foi anunciado na quarta-feira como o sucessor de Gareth Southgate, que levou a Inglaterra a duas finais consecutivas do Campeonato Europeu.

Tuchel, que está desempregado desde que deixou o Bayern de Munique, no final da época passada, iniciará as suas funções em janeiro, com um contrato de 18 meses, até ao final do Campeonato do Mundo de 2026.

"A proposta chegou na altura certa", afirmou Tuchel, na conferência de imprensa de apresentação em Wembley.

"Agora tenho de estar à altura, claro. Sei que faltam alguns troféus na federação e, claro, quero ajudar a que isso aconteça", assumiu.

Tuchel levou o Chelsea à glória da Liga dos Campeões em 2021 e também conquistou grandes troféus numa carreira de treinador condecorada no Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain e Bayern de Munique.

No entanto, a nomeação de um terceiro treinador estrangeiro para a seleção nacional masculina de Inglaterra suscitou algumas críticas.

Tuchel brincou que estava "arrependido" por ter um passaporte alemão, mas espera provar que os seus céticos estão errados com resultados.

"Espero poder convencê-los, mostrar-lhes e provar-lhes que tenho orgulho em ser o treinador inglês", acrescentou Tuchel.

"Vou fazer tudo para mostrar respeito por este papel e por este país e o objetivo para os próximos 18 meses é (o Campeonato do Mundo), nada mais e o maior do futebol", disse.

A Inglaterra estará entre os favoritos para o Campeonato do Mundo de 2026 nos EUA, Canadá e México, graças a uma geração de jogadores com muito talento.

O diretor executivo da Federação Inglesa de Futebol, Mark Bullingham, disse que tinham entrevistado 10 candidatos, incluindo ingleses, mas que Tuchel era a melhor hipótese de conquistar um título importante.

"Thomas foi absolutamente notável, dando uma visão realmente clara do papel e da forma como iria trabalhar com os nossos jogadores para tirar o melhor partido deles e para nos dar a melhor oportunidade no Campeonato do Mundo", disse Bullingham.