Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tim Howard: "Guardiola arruinou o futebol"

David Amaya Borrachero
Tim Howard, ex-guarda-redes norte-americano
Tim Howard, ex-guarda-redes norte-americanoTIM NWACHUKWU/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP
Tim Howard, antigo guarda-redes da seleção norte-americana, falou no podcast de Gary Neville e Jamie Carragher, "Its called Soccer". Os dois discutiram temas como a influência de Guardiola no futebol e a nomeação de Pochettino como treinador da seleção norte-americana.

O antigo guarda-redes do Manchester United e do Everton falou aos seus antigos companheiros de equipa sobre as suas opiniões controversas sobre o estado atual do futebol. Aconselhou o novo treinador dos EUA a concentrar-se na defesa e a não tentar inventar coisas que não favorecem os jogadores.

Na sua mensagem a Pochettino, que tem a difícil tarefa de preparar os EUA para o Campeonato do Mundo de 2026, não hesitou em incluir a influência de Guardiola.

"Acho que o que aconteceu é que, em todos os sentidos, Pep Guardiola arruinou o futebol. Guardiola ensinou a toda a gente que pode jogar um futebol mais posicional, quando nem toda a gente pode. Apenas três equipas no mundo o conseguem fazer muito bem", afirmou.

A sua explicação não se ficou por aqui.

"O Tottenham de Mauricio Pochettino jogava com duas linhas de quatro, mais dois na frente. E depois, quando rompiam, rompiam com quatro jogadores, deixavam-nos exprimir-se. Em suma, eram muito sólidos na defesa, ou pelo menos tentavam sê-lo. Por isso, acho que se começarmos com essa determinação na defesa, eles têm jogadores suficientes no ataque para serem perigosos", explicou.