Feminino: Espanha goleia França (6-1) na meia-final do Europeu sub-17
Espanha 6-1 França
O confronto das meias-finais do Europeu feminino sub-17 na Suécia terminou em desilusão. Na verdade, transformou-se num enorme castigo para as Bleuettes, que foram humilhadas pelas espanholas.
Aos 30 minutos de jogo, a Rojita vencia por 6-0, depois de ter marcado seis dos sete remates à baliza. Celia Segura abriu o marcador logo aos 3 minutos, com um passe perfeito. Depois de Martina González ter recebido uma bola alta, Aiona Gómez fez o 2-0 aos 6 minutos. Após uma longa sequência de trocas de bola entre as duas centrais, as espanholas lançaram-se na área com dois passes e Lua Calo matou o suspense ao marcar o terceiro golo aos 25 minutos, com um remate ao ângulo da baliza.
Foi um início de jogo desastroso para a equipa de Cécile Locatelli e os 15 minutos seguintes não foram nada felizes: Alba Cerrato marcou o seu quinto e sexto golos da competição em 4 jogos (18 e 31 minutos) e Calo também marcou dois golos no final de uma jogada de equipa perfeita (28'). Para piorar a situação, as Bleuettes desperdiçaram uma grande penalidade cometida por Lina Gay (27'). A variedade de jogadas de construção e a capacidade de alternar entre longas sequências de posse de bola e ataques rápidos estavam presentes no repertório da Rojita.
Auryane Abdourahim ainda reduziu a desvantagem (59 minutos), mas as espanholas já tinham chegado à final contra a Inglaterra ou a Polónia. Para os Bleuettes, o jogo de atribuição do terceiro lugar não será apenas um prémio de consolação: com uma vitória, qualificar-se-ão para o próximo Campeonato do Mundo feminino sub-17 (16 de outubro a 3 de novembro de 2024).
A França era a detentora do título depois de vencer a Espanha. Desde a criação da competição, em 2008, a Rojita chegou à final 11 vezes e já a venceu quatro vezes, a última das quais em 2018.