Rafael Mota: “Queremos ficar na história de Portugal”
Com 17 anos, Rafael Mota prepara-se para disputar a primeira grande competição de seleções. O central do Sporting foi um dos convocados pela Seleção Nacional sub-17 para jogar no Euro-2024 que se joga no Chipre.
Depois de ultrapassar uma qualificação com Croácia, República da Irlanda e Alemanha, Portugal está no Grupo D onde vai defrontar Espanha (21 de maio), Inglaterra (24) e França (27). Quatro seleções que já venceram a prova e que aspiram voltar a fazê-lo, mas só duas vão passar da fase de grupos.
Em conversa com o Flashscore, Rafael Mota deixou uma mensagem de ambição da equipa das quinas em que o sonho de voltar a levantar o título está bem presente.
- Como está o ambiente do grupo antes desta competição?
- Está bom, o grupo já é unido desde o sub-15, quando a seleção abre as portas para nós. Estamos unidos, queremos vencer e estamos preparados para o que aí vem.
- Por falar no que vem aí, passam uma qualificação com Alemanha e Croácia, chegam ao Europeu e calha um grupo com Inglaterra, Espanha e França…
- As nossas perspetivas é que é um grupo complicado, nós estamos preparados. Já fizemos torneios contra as principais seleções, demo-nos bem, por isso sentimos que estamos prontos.
- Na vossa perspetiva é melhor apanhar estes adversários agora ou numa fase mais avançada?
- Nós vamos jogo a jogo. O primeiro é contra a Espanha e estamos focados em vencer esse. Queremos vencer os três, mas é pensar um de cada vez e agora só estamos focados no primeiro, que é muito importante vencer.
- Qual é a importância de participar num Campeonato da Europa sub-17 para uma carreira que está agora a começar?
- É muito importante, vamos evoluir. Somos vistos e estamos numa seleção, teoricamente estamos entre os melhores de Portugal e isso dá-nos uma grande motivação.
- Para quem ainda não conhece esta seleção, quais são os principais pontos fortes desta equipa?
- A união, essencialmente. Somos muitos unidos. O ano passado passámos por uma má fase, mas este ano viemos com tudo e vamos dar uma boa resposta no Europeu, acredito que sim.
- Quem é o Rafael como jogador?
- É um jogador intenso, muito comunicativo, com qualidade de passe longo e curto. Só falta o golinho, mas é boa pessoa (risos).
- O sonho de vencer o Europeu é algo que está bem presente?
- Claro, acho que não é só meu, mas do grupo inteiro. O objetivo máximo é ganhar o Europeu, queremos ficar na história de Portugal.
- Por último, quer deixar uma mensagem aos portugueses?
- A mensagem é de pedir muito apoio, não vamos desiludir e queremos mostrar a raça portuguesa.