Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: 10 nomes (pouco) conhecidos a ter em conta no Euro sub-21

André Guerra c/ Jakub Dvořák
Lois Openda já tem experiência na equipa principal da Bélgica, tendo atuado no Campeonato do Mundo do Catar
Lois Openda já tem experiência na equipa principal da Bélgica, tendo atuado no Campeonato do Mundo do CatarProfimedia
O Campeonato da Europa de sub-21, que se realiza na Geórgia e na Roménia, está mesmo ao virar da esquina. Nomes como Emile Smith Rowe, Pedro Neto, Mykhailo Mudryk ou Rayan Cherki são provavelmente já familiares aos adeptos do futebol, mas haverá outros jogadores menos famosos que disputam a atenção dos grandes clubes e dos adeptos. Quem são eles? Veja os dez jogadores selecionados pelo Flashscore que podem brilhar no torneio.

Kevin Schade

21 anos, Alemanha, Brentford

Chegou por empréstimo em janeiro e, há algumas semanas, o Brentford transferiu 25 milhões de euros para Friburgo para poder contar com os seus serviços a tempo inteiro, tornando-o, simultaneamente, em transferência recorde para os dois emblemas. A força e velocidade dão-lhe a vantagem de poder jogar em quase todas as posições do ataque, seja na ala ou como referência ofensiva. É com ele que o clube inglês está a contar, na ausência prolongada de Ivan Toney.

Com 1,85 metros, é apenas cinco centímetros mais baixo do que a estrela do Brentford. Pode também usar o físico em batalhas corpo-a-corpo. No entanto, sofreu uma pequena lesão que o retirou da seleção principal para não colocar em causa a presença no torneio, mas tudo indica que deverá estar apto.

O registo de Kevin Schade na seleção
O registo de Kevin Schade na seleçãoFlashscore

Gabri Veiga

21 anos, Espanha, Celta de Vigo

A nova joia da La Liga, com 21 anos, marcou 11 golos e fez quatro assistências numa época com a camisola do Celta de Vigo. Marcou contra o Barcelona (bisou até no jogo decisivo para a manutenção) ou contra o Atlético de Madrid. Destaca-se pela velocidade, técnica e finalização. Para além disso, é um trabalhador nato e cobre muito terreno. O médio ofensivo e box to box impressionou imediatamente os outros clubes.

Clubes da Premier League já perguntaram por ele, está a ser observado de perto pelo Barcelona e até o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, elogiou-o publicamente. No entanto, o emblema galego está calmo: a cláusula de rescisão está fixada em 40 milhões de euros e até agora ninguém decidiu exercê-la... algo que pode ser visto como inexplicável.

Os números de Gabri Veiga
Os números de Gabri VeigaFlashscore

Micky van de Ven

22 anos, Países Baixos, Wolfsburg

O Liverpool vê nele um jogador que pode seguir os passos do compatriota Virgil van Dijk. O jovem central está definitivamente a chamar a atenção pelas suas características: sabe defender bem, é alto, rápido e não tem problemas em apoiar o ataque. A única coisa que falta é uma melhor qualidade de passe.

Nesse caso, seria um jogador que valeria mais de 50 milhões de euros. Esta segunda época no Wolfsburgo foi um ponto de viragem, para o qual contribuiu muito a chegada do treinador Niko Kovac, que o integrou na equipa principal. Só falhou um jogo do campeonato devido a suspensão, mas, de resto, jogou todos os jogos e cumpriu todos os minutos, contribuindo com um golo na vitória sobre o Borussia Dortmund (2-0).

Wilfried Gnonto

19 anos, Itália, Leeds

Os italianos estão a criar uma futura máquina de fazer golos. Tem apenas 1,70 metros, mas é capaz de causar muita confusão. É ágil e consegue invadir a grande área tanto pelos flancos, como pela zona central. Saiu da academia do Inter como membro de uma geração forte e foi para o Zurique, onde ganhou a liga suíça com o clube local. O convite para representar a seleção italiana chegou cedo e fez o suficiente para convencer Mancini.

No entanto, a maior cidade helvética depressa se tornou demasiado pequena para o futebolista entroncado. Em setembro de 2022, deu um passo de gigante sobre o Canal da Mancha e assinou pelo Leeds. Mas nem mesmo ele conseguiu evitar a despromoção. Porém, o jogador não deve ter que se preocupar em passar muito tempo no Championship. O Manchester United é, alegdamente, um dos muitos interessados e tem observado o jogador de perto. AC Milan e Fiorentina também o seguem de perto.

Gnonto estreou-se na Premier League pelo Leeds na época passada
Gnonto estreou-se na Premier League pelo Leeds na época passadaFlashscore

Khéphren Thuram

22 anos, França, Nice

O apelido diz tudo, uma das famílias mais famosas do futebol continua a produzir talento. O seu pai, Lilian, jogou na Juventus, no Barcelona e foi um dos grandes esteios da seleção francesa. O seu irmão mais velho atuou pelo Borussia Mönchengladbach nas últimas épocas e participou no Mundial-2022 pelos Bleus. E Khéphren Thuram é também uma grande estrela à espera de conquistar a Côte d'Azur. Em termos de características, está a meio caminho entre um Renato Sanches e um Eduardo Camavinga.

Um médio centro que cumpre as funções defensivas, mas que também chega com qualidade a zonas de finalização. É muito ágil para a altura que tem (1,92m) e é muito bom com a bola nos pés. O Liverpool mostrou-se muito interessado, uma vez que dava jeito um jogador assim no meio-campo que o clube vai reconstruir progressivamente.

Martin Vitík

20 anos, República Checa, Sparta

Teve uma época em cheio que culminou com a conquista do título, presença fixa no onze do Sparta. Agora, vai ser o principal responsável pela defesa checa no torneio. Tem potencial para se tornar um defesa ofensivo interessante. É rápido, forte nos duelos e não pensa duas vezes no apoio às progressões ofensivas.

O ano que passou com o treinador Brian Prisk ajudou-o muito em termos tácticos. No entanto, tem de evitar erros desnecessários e baratos que o acompanharam no ano passado. Quando amadurecer, estará pronto para o próximo grande passo. Com uma boa prestação neste Europeu, isso pode acontecer já este verão.

Lois Openda

23 anos, Bélgica, Lens

Está a voar e não vai parar. Marcou 24 golos pelo Vitesse Arnhem na época anterior e, nesta última, arrasou os adversários na Ligue 1 com 21 golos envergando a camisola do surpreendente Lens. A fugir aos defesas e a rematar, o predador belga é imparável. Aliás, este é outro talento de Bruges, mas que não tem mostrado muito em casa.

Depois de uma grande época nos Países Baixos, rumou a França por menos de 12 milhões de euros. E tudo indica que vai começar a próxima época na Bundesliga, ao serviço do RB Leipzig que tem perseguido a sua contratação. O Lens recusou uma proposta inicial de 27 milhões de euros, enquanto o clube alemão pretende voltar à carga com uma oferta de cerca de 30 milhões + objetivos.

Os números de Openda ao serviço do Lens
Os números de Openda ao serviço do LensFlashscore

Castello Lukeba

20 anos, França, Lyon

Outro defesa interessante. Aos 19 anos, mandou Jerome Boateng para o banco para fazer dupla com Jason Denayer e, aos 20, há muito que é uma peça importante na equipa titular do Lyon. Segundo relatos de França, está pronto para o próximo grande passo. Dizem que vai para a Inglaterra, onde os seus pontos fortes estarão em evidência. E quais são eles?

Em primeiro lugar, o trabalho defensivo - está entre os cinco melhores das cinco ligas de elite em duelos defensivos entre os defesas sub-21. É até o melhor a intercetar a bola. Neste torneio, deve ser o elemento condutor da linha defensiva francesa.

Matěj Jurásek

20 anos, República Checa, Slavia

Um grande talento ofensivo e um futebolista pouco convencional na República Checa. O treinador dos eslavos, Jindřich Trpišovský, chama-lhe "pouco checo". A sua tipologia faz lembrar um pouco a de Phil Foden. Joga principalmente nas extremidades do campo, de onde penetra a partir do meio-campo. É excelente no drible, na técnica e na finalização.

É capaz de forçar a entrada em espaços apertados. Não será provavelmente uma surpresa se for para a uma grande Liga europia esto verão. Aos 19 anos, disputou 30 jogos no principal campeonato checo, marcando seis golos e fazendo cinco assistências.

João Neves

18 anos, Portugal, Benfica

Nasce uma nova estrela em Portugal. Outra vez não! Com apenas 18 anos, o médio do Benfica está destinado a ser um terror. Limpa o meio-campo com elegância e, quando se junta a isso um enorme QI futebolístico e um talento para o passe, os olheiros dos grandes clubes ficam de rastos.

É difícil tirar-lhe a bola dos pés e não tem grandes problemas em trocar as voltas aos defesas. Tudo isto apesar idade precoce e da altura (1,74m). Será muito interessante ver como o selecionador Rui Jorge vai lidar com ele no Campeonato da Europa, tendo em conta o miolo recheado de talento (Samuel Costa, David da Costa, Fábio Vieira, Afonso Sousa, André Almeida...).

João Neves é uma das maiores esperanças do futebol português.
João Neves é uma das maiores esperanças do futebol português.@selecaoportugal

Acompanhe aqui o jogo inaugural entre Portugal e a Geórgia

Acompanhe o relato áudio através da app ou site
Acompanhe o relato áudio através da app ou siteFlashscore