Com pressa de resolver: Portugal goleia Bielorrússia (5-0) no apuramento para o Euro sub-21
Após a eliminação nos quartos de final do Europeu sub-21 em 2023, Portugal começou da melhor forma o ciclo de apuramento para a competição em 2025. À vitória diante de Andorra seguiu-se outro triunfo folgado perante a Bielorrússia (5-0), na Arménia (devido à invasão da Ucrânia, os bielorrussos estão obrigados a jogar em campo neutro).
Com duas mudanças em relação ao onze com Andorra – Pedro Santos e o estreante João Marques – Portugal teve uma entrada avassaladora em campo e conseguiu mesmo resolver a partida ainda durante os primeiros 45 minutos.
E muito graças a Fábio Silva. Depois de ter feito apenas uma assistência no primeiro encontro, o avançado do Wolverhampton esteve envolvido em quatro dos cinco golos marcados durante esta partida.
Aos nove minutos respondeu de cabeça ao cruzamento de João Neves e inaugurou o marcador. Estavam decorridos 26 minutos quando assistiu Henrique Araújo. Aos 33 minutos é ele derrubado por Yakushevich e, chamado a marcar o penálti, não desperdiçou. Fechou a participação com uma assistência de calcanhar para a estreia de sonho de João Marques (44 minutos).
Reveja aqui as principais incidências da partida
Foram apenas 45 minutos (foi rendido ao intervalo por Rodrigo Gomes) de Fábio Silva em campo, mas o suficiente para virar o jogo de pernas para o ar e ser decisivo em mais três pontos dos sub-21 portugueses perante uma equipa bielorrussa que pouco assustou (Samuel Soares teve duas defesas atentas a remates de Shumansky e pouco mais).
No segundo tempo, Rui Jorge aproveitou para testar novas soluções, dar minutos de jogo a outros jogadores e a intensidade reduziu. Rodrigo Gomes obrigou Kozakevich a uma defesa atenta, aos 55 minutos e deu sinal para o que viria a suceder já perto do final. Aos 89 minutos, Carlos Borges acelerou pela esquerda, Tiago Tomás tentou finalizar de calcanhar, mas foi o avançado do Estoril a colocar a bola dentro da baliza, aproveitando a defesa incompleta do guarda-redes.
Feitas as contas, Portugal isolou-se no primeiro lugar do Grupo G com seis pontos, mais dois que as Ilhas Faroé e três que Bielorrússia e Andorra. Grécia (um ponto) e Croácia (ainda sem jogos) são as outras equipas que compõem este agrupamento, onde só o primeiro garante o bilhete para o Europeu.