Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro sub-21: Portugal decide continuidade ante Bélgica sem depender apenas de si

LUSA e Rodrigo Coimbra
Portugal decide apuramento para a fase do 'mata-mata' frente à Bélgica
Portugal decide apuramento para a fase do 'mata-mata' frente à BélgicaFPF
A seleção portuguesa de futebol de sub-21 está obrigada a superiorizar-se à Bélgica na terça-feira, na terceira e última jornada do Grupo A, mas vai depender sempre da ajuda da anfitriã Geórgia para continuar no Europeu da categoria.

Acompanhe as incidências do Portugal-Bélgica

Os atuais vice-campeões somam apenas um ponto em seis possíveis e ocupam o quarto e último lugar da ‘poule’, que está em aberto e é surpreendentemente comandado pelos georgianos, com quatro, sendo que os Países Baixos e os belgas têm dois pontos cada.

Posição média dos jogadores de Portugal contra os Países Baixos
Posição média dos jogadores de Portugal contra os Países BaixosOpta by Stats Perform

Os dois primeiros classificados acedem aos quartos de final do Europeu de sub-21, pelo que a equipa orientada por Rui Jorge, finalista derrotada em 1994, 2015 e 2021, tem de vencer a Bélgica e esperar que a Geórgia pontue em simultâneo face aos neerlandeses.

Portugal sujeita-se, assim, a repetir as ‘quedas’ de 2002, 2006, 2007 e 2017 na fase de grupos, que foi implementada a partir de 2000, podendo também comprometer a luta por uma das três vagas para o torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos Paris-2024.

Um inesperado desaire na estreia com a Geórgia (2-0), única estreante na 24.ª edição do Europeu de ‘esperanças’, seguido do empate com os Países Baixos (1-1), campeões em 2006 e 2007, expõem uma prestação lusa aquém dos seus mais recentes pergaminhos.

Acompanhe o relato do Portugal-Bélgica em Flashscore.pt
Acompanhe o relato do Portugal-Bélgica em Flashscore.ptFlashscore

Depois de ter acusado parca objetividade atacante perante tanta troca de bola frente aos anfitriões, Portugal refreou riscos e cedeu a iniciativa aos neerlandeses, que afastariam o conjunto de Rui Jorge em caso de êxito, tentando desequilibrar com passes mais longos.

Dois golos sofridos de canto ‘mancharam’ essas duas partidas díspares, entre as quais a equipa das ‘quinas’ mudou três titulares no habitual ‘4-4-2’ losango, ao substituir Afonso Sousa e Vitinha por Samuel Costa e Fábio Silva, respetivamente, ao passo que o defesa central André Amaro foi nomeado para colmatar a ausência de Tomás Araújo, suspenso.

Na terça-feira, às 20:00 locais (17:00 em Lisboa), no Estádio Mikheil Meskhi, em Tbilisi, capital da Geórgia, em partida com arbitragem do Willy Delajod, Portugal dispõe de uma derradeira ocasião para cumprir com o seu potencial e manter uma réstia de esperança.

Willy Delajod arbitra embate de Portugal com Bélgica
Willy Delajod arbitra embate de Portugal com BélgicaAFP

O panorama ficou mais dificultado com o empate tardio consentido pela Bélgica frente à Geórgia (2-2), após ter chegado ao intervalo com dois tentos de vantagem, para deixar a presença do conjunto de Jacky Mathijssen na ronda seguinte à distância de uma vitória.

O guarda-redes Maarten Vandevoordt (Genk), os defesas Koni De Winter (Empoli) e Zeno Debast (Anderlecht) ou os médios Eliot Matazo (Mónaco), Maxim De Cuyper (Westerlo) e Mandela Keita (Antuérpia) sobressaem no semifinalista do Europeu de sub-21 em 2007.

As referências ofensivas são os já internacionais ‘AA’ Charles De Ketelaere (AC Milan) e Lois Openda (Lens), quarto melhor marcador da edição 2022/23 do escalão principal do futebol francês, com 21 golos, numa formação capaz de variar entre o ‘4-4-2’ e o ‘4-3-3’.

MAxim De Cuyper marcou e assistiu no empate da Bélgica frente à Geórgia (2-2)
MAxim De Cuyper marcou e assistiu no empate da Bélgica frente à Geórgia (2-2)AFP/Opta by Stats Perform

Portugal nunca ganhou nos seis embates disputados anteriormente neste escalão com a Bélgica, ao contabilizar duas derrotas e quatro igualdades, a última das quais na estreia na edição de 2007 do Europeu (0-0), que sucedeu na cidade neerlandesa de Groningen.

A partida dos lusos com os ‘diabos vermelhos’ vai decorrer à mesma hora do duelo entre Países Baixos e Geórgia, no Estádio Boris Paichadze, o mais conceituado daquela antiga república soviética, que também se situa na capital, mas na margem oposta do rio Kura.

Os últimos jogos de Portugal sub-21
Os últimos jogos de Portugal sub-21Flashscore