Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Europeu sub-21: UEFA elogia organização da Eslováquia com preços dos bilhetes acessíveis a todos

TASR
O Secretário-Geral da SFZ, Peter Pálenčík, com o Presidente da SFZ, Ján Kováčik, durante uma conferência de imprensa.
O Secretário-Geral da SFZ, Peter Pálenčík, com o Presidente da SFZ, Ján Kováčik, durante uma conferência de imprensa.TASR - Jakub Kotian
Representantes da Federação Eslovaca de Futebol (SFZ) concluíram a sua terceira visita a membros da UEFA. A visita foi realizada no âmbito de um exercício de apuramento de factos para avaliar o estado dos preparativos com vista ao Campeonato da Europa de Sub-21, que se realizará na Eslováquia no próximo ano, de 11 a 28 de junho. O torneio já conta com 13 participantes, aos quais se juntarão mais três após os jogos de preparação. Os adeptos já se podem preparar para comprar bilhetes, a pré-venda terá início na próxima semana.

Esta foi a terceira visita da UEFA num total de quatro. A chefe do comité organizador, Maria Berdis, afirmou que o resultado foi positivo. "A visita centrou-se em várias áreas. A organização do evento, pela primeira vez também a logística, a segurança tanto no estádio como nas zonas adjacentes ao estádio e nas suas instalações. Naturalmente, foram analisadas as infra-estruturas, ou seja, o cumprimento dos critérios relativos às infra-estruturas. Tratámos dos serviços de restauração, não só da hospitalidade VIP, mas também dos participantes e dos organizadores do evento em geral".

Maria Berdis, membro do Comité Executivo da UEFA.
Maria Berdis, membro do Comité Executivo da UEFA.TASR - Jakub Kotian

"Tratámos da cobertura televisiva, dos meios de comunicação social e até da venda de bilhetes. Esta visita foi fundamental na medida em que concluiu basicamente o que e como vai acontecer, já sabemos o que vai acontecer em que sala, qual vai ser a sequência, qual vai ser o fluxo de pessoas, etc. Ainda falta uma última, que será em março, mas restam apenas alguns pontos em aberto e é realmente apenas uma visita final, as coisas principais foram resolvidas nessa terceira", explicou.

Pela primeira vez desde a mudança para um modelo de 16 participantes no torneio final, o Campeonato da Europa será disputado num só país. Além da Eslováquia, participam Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Eslovénia, Portugal, Dinamarca, Países Baixos, Polónia, Ucrânia, Espanha e Roménia. Os restantes três lugares serão disputados pela República Checa, Bélgica, Finlândia, Geórgia, Croácia e Noruega.

Em Prešov estão a trabalhar na conclusão do novo recinto.
Em Prešov estão a trabalhar na conclusão do novo recinto.TASR - Veronika Mihaliková

Serão utilizados oito estádios. A reconstrução do estádio de Prešov está na sua fase final, mas todos os outros estádios estão prontos para o torneio. Prešov e Košice disputarão os jogos do grupo D, o grupo A será disputado em Bratislava e Trnava, o grupo B em Nitra e Dunajská Streda e o grupo C em Žilina e Trenčín.

Na quarta-feira, os organizadores também apresentaram outras novidades e lançaram actividades de marketing. A notícia positiva para os adeptos é o preço final dos bilhetes. "Custarão 15 euros para um jogo da categoria 1 e 12 euros para um jogo da categoria 2. Para os quartos de final e as meias-finais custarão 16 e 20 euros e para a final 20 e 25 euros. Fizemos uma análise sobre quanto dinheiro as pessoas estariam dispostas a dar e mantivemo-nos fiéis aos resultados."

O campeonato realizar-se-á na Eslováquia no próximo ano, de 12 a 29 de junho.
O campeonato realizar-se-á na Eslováquia no próximo ano, de 12 a 29 de junho.TASR - Jakub Kotian

"Os descontos também são interessantes, as crianças com menos de 15 anos têm metade do preço de um bilhete e também criámos alguns pacotes interessantes. Seguimos o lema de que o futebol é para todos e uma família de quatro pessoas com dois filhos menores de 15 anos pagará 36 euros por um jogo. É menos do que se fossem ao cinema e também têm um pukka mais barato", afirmou Lukáš Donoval, o diretor de marketing do torneio.

Os adeptos podem garantir os bilhetes a partir de 22 de outubro, mas apenas os utilizadores registados podem aderir à pré-venda. Só a 29 de outubro começarão as vendas para os restantes bilhetes. A venda prolongar-se-á por cerca de um mês. O sorteio dos grupos terá lugar a 3 de dezembro, mas até ao momento só são conhecidas as datas dos jogos da SR.

O objetivo é ultrapassar o número total de espectadoress

No torneio anterior, na Roménia e na Geórgia, a assistência foi de 320 mil pessoas, e os eslovacos gostariam de ultrapassar esse número. "A nossa capacidade é de 375 mil espectadores. Temos os pré-requisitos para ultrapassar a assistência anterior. Estamos satisfeitos por os nossos vizinhos também se terem qualificado e alguns deles ainda vão lutar no play-off. Acredito que os checos vão conseguir, estão perto de nós e viriam em grande número", disse Peter Palenčík, o secretário-geral da SFZ.

Para além dos adeptos no estádio, o campeonato também será visto pelos telespectadores nos ecrãs de televisão. O diretor da federação, Ján Kováčik, quer que o seu número ultrapasse a marca dos 100 milhões. "Este é o maior evento desportivo na Eslováquia em 2025, um dos maiores que alguma vez organizámos. É o terceiro maior torneio organizado pela UEFA e é isso que o torna especial. E é também o facto de o torneio ter 16 participantes pela terceira vez e de, pela primeira vez, se realizar num país com este número de equipas", acrescentou.