Sub-21: Espanha inicia caminhada rumo à sexta conquista com a Roménia
A Espanha chega ao Campeonato da Europa de sub-21 com o objetivo claro de terminar uma geração inesquecível de jogadores com um triplete que complete os êxitos alcançados nos torneios continentais de sub-17 e sub-19.
É um desafio que Santi Denia e os seus rapazes aceitarão de bom grado e que, se forem bem sucedidos, conseguirão um feito nunca antes alcançado na história. O desafio não será fácil, uma vez que, com o prémio dos Jogos Olímpicos no horizonte, as seleções nacionais trouxeram toda a sua artilharia, incluindo jogadores consagrados das respetivas seleções principais.
Seis jogadores, mais o treinador, terão a oportunidade de conquistar o já mencionado triplete se vencerem na Geórgia e na Roménia. Guillamón, Blanco, Abel Ruiz, Miranda, Víctor Gómez e Sergio Gómez formam a espinha dorsal de um plantel bem montado.
A seleção espanhola tem no seu plantel vários jogadores já consagrados na LaLiga que a tornam uma das favoritas ao título. É o caso de Gabri Veiga, Oihan Sancet, Álex Baena ou Hugo Guillamón, entre outros nomes de destaque.
Todo o percurso da Espanha no Campeonato da Europa de sub-21 estará ligado à Roménia, exceto a final, caso lá chegue, que será disputada na cidade georgiana de Batumi, a 8 de julho. Os espanhóis disputarão a fase de grupos inteiramente em Bucareste e, se terminarem em primeiro lugar, permanecerão nessa cidade, onde também se realizará uma hipotética meia-final. Para os quartos de final, se ficarem em segundo lugar, a penúltima etapa antes do jogo decisivo realizar-se-á em Cluj.
Passagem ao play-off
Na fase de grupos que antecede o play-off, a seleção espanhola evitou adversários como a França, a Inglaterra, a Alemanha e a Itália. A equipa transalpina é precisamente a que tem mais troféus ao lado da Rojita, com um total de cinco, pelo que os comandados de Santi Denia vão tentar desempatar a eliminatória com a conquista do sexto título.
Um resultado destes significaria a qualificação direta para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Um prémio que será mais difícil de alcançar nesta edição do Euro sub-21, uma vez que normalmente as quatro melhores equipas se qualificam para os Jogos Olímpicos. No entanto, apenas três se qualificarão através do torneio continental, uma vez que a França, como anfitriã, já tem um lugar assegurado.