Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sub-21: Serviços mínimos nas Ilhas Faroé (1-3) garantem Portugal no Europeu

Bruno Henriques
O onze de Portugal em Klaskvík
O onze de Portugal em KlaskvíkFPF
Resultado ajudou a mascarar a exibição pouco brilhante de Portugal nas Ilhas Faroé. Lidera o grupo de qualificação com 24 pontos (oito vitórias em nove jogos) e vai para a 12.ª fase final de um Campeonato da Europa da categoria.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O mais difícil parecia já estar feito e depois de vencer a Croácia na última pausa internacional, Portugal tinha de somar apenas um ponto nas últimas duas jornadas para carimbar o passaporte para o Euro-2025. Com Ilhas Faroé e Andorra pela frente, a missão estava praticamente concluída, ou pelo menos assim se pensava.

As escolhas dos dois treinadores
As escolhas dos dois treinadoresFlashscore

Pode-se falar de algum facilitismo, da neve que caiu em Klaksvík, dos 3 graus que se faziam sentir ou do sintético, mas Portugal teve uma exibição manifestamente aquém das expectativas e não era por falta de bons executantes – Rodrigo Mora e Quenda fizeram as estreias a titular, Chico Lamba somou a primeira internacionalização sub-21(é o 33.º utilizado por Rui Jorge nesta qualificação), mas os restantes eram figuras habituais.

Quando aos 3 minutos Bardarson bateu o canto direto para a baliza portuguesa e surpreendeu Samuel Soares percebeu-se que esta não ai ser a tarde da equipa portuguesa. 

Incapaz de criar lances de perigo para bater o bloco baixo do conjunto insular, foi só a terminar o primeiro tempo que o golo chegou, quando Fábio Silva (38’) combinou com Tiago Santos e marcou pela 13.ª vez nos sub-21 – é o quarto com mais golos neste escalão, atrás de Fábio Vieira, Gonçalo Ramos (14) e Hugo Almeida (16).

No segundo tempo as coisas não melhoraram muito. Portugal atacou muito (18 remates), mas mostrou lacunas evidentes e não conseguiu nunca expressar no relvado a diferença de nível entre as duas equipas. O golo de Gabriel Brás (87’), a responder a um canto de Mateus Fernandes acabou por evitar uma surpresa em Klaskvík, e o tento de Paulo Bernardo (89’) deu outro colorido e um resultado muito melhor que a exibição.

Certo é que Portugal está no Euro-2025 de sub-21, tal como Espanha e Países Baixos, as outras equipas já apuradas. Vai ser a 12.ª participação do conjunto na fase final.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore